Ministro da Saúde inaugura UBS da Promeca neste sábado (1)

Saúde - Cotidiano

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira e seu vice, Lula Raniero, visitaram as instalações do novo prédio e conferiram a estrutura da maior UBS da cidade

A Prefeitura de Várzea Paulista vai inaugurar neste sábado (1) o novo prédio da UBS do Jardim Promeca. O evento será realizado às 15 horas e contará com a presença do prefeito Eduardo Tadeu Pereira, do vice-prefeito Lula Raniero e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que estará na cidade especialmente para a cerimônia de inauguração. A nova UBS foi construída na Rua Dinamarca, 41 – ao lado da EMEI Paulo Freire.

A nova UBS, que atenderá 12 mil pessoas da região do Jardim Promeca, substituindo os dois prédios que são utilizados atualmente para as consultas e passará a ser a maior unidade de saúde do município. O investimento no local foi de R$436.449,19, provenientes de recursos do Governo Federal.

Além de contar com 15 agentes comunitários, que visitarão regularmente os moradores da região com o objetivo de estreitar os laços entre a comunidade e a equipe da UBS, o novo prédio abrigará consultórios de pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e duas salas para odontologia. Haverá também espaços para acolhimento dos pacientes, dispensários, imunização, inalação a sala para grupos e equipes.

Para o secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, a nova unidade da Promeca é um símbolo do trabalho dos profissionais da pasta e dos investimentos realizados pela Prefeitura. “A inauguração vai simbolizar uma nova fase para a saúde de Várzea Paulista. A nova unidade é a maior da cidade e é mais um símbolo da atenção deste governo com os cidadãos”, avalia.

Eduardo e Lula aprovam instalações

Na última terça-feira (27), o prefeito Eduardo Pereira, acompanhado do vice-prefeito, Lula Raniero, visitou as instalações da nova UBS do Jardim Promeca e aprovou as condições do local. Para ele, o atendimento será unificado e o acesso aos serviços da área da saúde facilitado. “É uma unidade que vai atender melhor as pessoas. O espaço é maior que o local utilizado hoje para os atendimentos e os serviços prestados serão unificados, o que trará mais comodidade aos usuários e humanização do atendimento, que é a nossa prioridade”, conta.

Para o vice-prefeito, Lula Raniero, a entrega da unidade é mais um grande investimento da Prefeitura na área da saúde. “Temos realizado muitos investimentos na área da saúde, como a construção da UBS da Vila Real, a reforma da UBS do Jardim Paulista e agora estamos construindo uma nova unidade de saúde na cidade, que fica na Vila Marajó. Esses são alguns exemplos da ampliação dos serviços  que promovemos nesses sete anos ”, afirma.

A rua Dinamarca, em frente à unidade, também está sendo recapeada para oferecer melhores condições de acesso aos moradores e usuários da unidade de saúde. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor Rodrigues, as obras no local utilizarão 120 toneladas de massa asfáltica. “Nesta rua tínhamos alguns problemas de infiltração de água. Fizemos drenagem das minas e a Sabesp refez a rede de esgoto. Agora estamos recapeando toda a extensão da rua”, conta.

Para Valmir Aparecido Domingos, que mora há oito anos no local, o recapeamento trará uma série de benefícios aos moradores. “Vai melhorar a locomoção, trazer mais segurança e conforto, além de acabar com o pó, que prejudica muito quem mora na rua”, afirma.

Mais uma UBS sendo construída

A Prefeitura de Várzea Paulista também está promovendo a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Marajó. No local já foram levantadas as paredes e a instalação da estrutura hidráulica e elétrica está praticamente finalizada. A nova unidade está sendo construída em um terreno de 350 metros quadrados e contará com cinco consultórios médicos, salas para grupos e também consultórios odontológicos. A obra foi orçada em R$ 443.331,92.