Eduardo participa de evento de abertura em comemoração à Semana da Melhor Idade

Governo e Administração - Destaques

Segundo dados do IBGE 2010, a população idosa de Várzea Paulista representa 6% do total dos 107 mil habitantes, o que corresponde a 6420 pessoas. Em 2020, estima-se que 13% dos cidadãos varzinos tenham idade igual ou superior a 60 anos. Pensando neste quadro e também devido à comemoração do Dia Nacional do Idoso, no dia 1º de outubro, na tarde desta terça-feira (27), o prefeito Eduardo Pereira participou do evento de abertura do projeto Semana da Melhor Idade, realizado pelo CRAS Central. A primeira atividade da Semana teve início com  a palestra “Esclarecimentos de direitos sociais com base no Estatuto do Idoso”, ministrada pelo diretor da Associação dos Aposentados de Várzea Paulista, Francisco Delgado Moreno. Estiveram presentes também a Secretaria de Desenvolvimento Social Giany Povoa e o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Na oportunidade, Eduardo elogiou a mobilização dos trabalhadores das unidades dos CRAS e CREAS para a realização dessa Semana que homenageia os idosos do município. “Estamos oferecendo para a população condições de participação por meio do Orçamento Participativo  adulto e jovem, também por meio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, da Conferência da Criança e do Adolescente, que  aconteceu nesta manhã e os demais conselhos e conferências que vem acontecendo na cidade. Desta forma, todos têm oportunidade de participar.”

Eduardo frisou ainda que a participação contínua da população nos momentos de decisão na cidade é que caracterizam a cidadania. “Convidamos vocês a participarem. Construímos cidadania participando das reuniões para construir o futuro da cidade.”

A secretaria de Desenvolvimento Social Giany Povoa destacou a mobilização dos eixos que compõem sua pasta e falou a respeito da importância do evento. ‘Agradeço a todos os trabalhadores do CRAS e CREAS, à participação popular, aos eixos da Secretaria e as pessoas que estão querendo pensar e realizar um futuro ainda melhor para nossa cidade. Nossos trabalhadores têm  desempenhado ações muito importantes de mobilização em todas as atividades e esse é um espaço para dar voz às pessoas idosas e permite que possam apontar os melhores caminhos.”

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Santo Espadon agradeceu a iniciativa das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Governo a respeito das questões dos idosos na cidade e falou sobre as expectativas para esta semana. ‘ É uma semana de comemoração e também de pensar no que ainda deve ser feito. Espero que possamos colher bons frutos nesse período.”

Dinâmica

A palestra trouxe a tona alguns anseios do público idoso da cidade na voz do diretor da Associação de Aposentados de Várzea Paulista, Francisco Delgado Moreno. “Há muito tempo lutamos para concretizar o direito dos aposentados de forma ativa, e a mensagem de hoje é para que eles participem e lutem pelos nossos direitos. A implantação do estatuto dos Idosos foi feita através da luta dos aposentados.”

Francisco frisou a importância do apoio do governo municipal para o público idoso e todos os demais segmentos da população. “Várzea Paulista evoluiu muito com a participação da pessoa idosa, dos jovens, das crianças e é isso que faz a cidade crescer. Encontramos apoio do prefeito aqui e isso é muito importante para que continuemos manifestando nossas vontades”, afirmou.

O palestrante falou sobre o atendimento de saúde direcionado à população idosa, com proposta de criação de uma clínica geriátrica na região. “Apesar de muitos esforços, ainda não conseguimos chegar onde pretendíamos. O desejo é que se crie uma clínica geriátrica na região, a criação de um centro de especialidades geriátricas. Esse avanço depende dessas nossas reuniões.”

Ele também citou a importância de se ter atividades de educação, cultura, esportes e lazer voltadas aos idosos no município e os amparos sócias e falou sobre a necessidade do Conselho Municipal da Pessoa Idosa acompanhar e fiscalizar tudo que é realizado na cidade.

Outro destaque para esta primeira tarde foi o bom humor trazido pela Companhia de Ícones, que animou o público durante suas apresentações. A ‘Mímica da Vida” deu início a contagiantes gargalhadas.

Noutra oportunidade de interação com os integrantes da Companhia, todos os participantes foram chamados a colocar o corpo em movimento com a “Aeróbica do Transporte”, que trouxe situações cotidianas observadas dentro dos ônibus. Com muita descontração, o público mais uma vez, sorriu bastante com os exercícios da “ginástica”.