Biblioteca de Várzea recebe a escritora Índigo

Educação - Destaques

Jovens e adultos bateram um papo descontraído com a escritora e conheceram um pouco da sua literatura infantojuvenil, recheada de ousadia e criatividade

Jovens lotaram, outra vez, a Biblioteca Pública de Várzea Paulista no dia 26 de setembro, para embarcar em uma viagem fascinante pela literatura brasileira, conduzida pela escritora infantojuvenil, Índigo. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira e reuniu, entre outros, alunos da 8ª série, 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Estadual Armando Dias. A escritora Índigo foi a terceira convidada do programa Viagem Literária, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com os municípios paulistas, a fazer um bate-papo descontraído e, ao mesmo tempo enriquecedor, com jovens e adultos da cidade.

Na oportunidade, Índigo falou de suas descobertas como escritora e da caminhada na estrada da literatura, que iniciou no mundo virtual em 1997 com a publicação dos primeiros contos. Formada em jornalismo nos Estados Unidos, declarou que, apesar de não se identificar com o trabalho jornalístico, consegue migrar muito desta formação para o processo de criação literária. “Eu acho a realidade muito chata, então percebi que não seria uma boa jornalista e passei a migrar para a literatura. Mas, sem dúvida, as técnicas do jornalismo contribuem muito em todo o processo”, admite Índigo.

O público interagiu com a escritora campinense, que mostrou de forma bastante simples e objetiva, não haver uma regra específica para criar suas histórias. “As melhores idéias aparecem quando estou fora do computador e, principalmente, quando estou em contato com a água. No banho, por exemplo, a inspiração costuma ser frequente”, revela Índigo.

A obra da escritora reúne 22 títulos para crianças e adolescentes e alguns deles foram protagonizados no bate-papo, como o livro de contos ‘Cobras em Compota’, que venceu o Prêmio Literatura para Todos, do Ministério da Educação, e chegou à expressiva tiragem de 300 mil exemplares. “Este livro foi muito importante porque atingiu um grande público de leitores. Este é o nosso objetivo como escritores e o Programa Viagem Literária contribui bastante para que tenhamos cada vez mais pessoas se interessando pela leitura”, reconhece a escritora.

Assim como suas histórias, o bom humor fez parte do encontro e as pessoas se divertiram conhecendo particularidades de algumas de suas obras, entre elas: ‘A Maldição da Moleira’, finalista do Prêmio Jabuti em 2007; ‘O Colapso dos Bibelôs’ (2008) e ‘Um Pingüim Tupiniquim’, lançado em 2009. Quando perguntada sobre histórias feitas por encomenda, destacou a ‘Coleção Estilistas’, encomendada pelo famoso estilista Alexandre Herchcovitch. A criatividade da escritora passeou pelo humor, pela sabedoria e protagonizou um par amoroso de parasitas – um ácaro e uma pulga -, com narrativas encantadoras e chiques, inspiradas na criação de cinco estilistas muito conceituados: o próprio Herchcovitch; Amir Slama, Fábia Bercsek, Marcelo Sommer e Rita Wainer. A ficção literária foi na contramão e ligou os parasitas, Glauber e Hilda, aos conceitos de beleza e elegância, em cinco livros: O Cão de 3 Patas; Pulga na Lupa; Mutações; As Barbas do Profeta e Férias Merecidas.

Algumas obras da escritora Índigo constam do acervo da Biblioteca Pública de Várzea Paulista, entre elas: O Livro das Cartas Encantadas; Cobras em Compota; Meu Pingüim Tupiniquim e Amizade Improvável. Estes e outras centenas de títulos estão disponíveis para leitura e empréstimo. No próximo dia 6 de outubro (quinta-feira), às 19 horas, a convidada é a escritora carioca Ana Paula Maia. Todos os eventos do Programa Viagem Literária são abertos a todos os públicos e a entrada é livre. A Biblioteca Pública fica no Espaço Cidadania, Avenida Ipiranga, 151, Centro.

Próxima atração

A próxima “parada” do programa Viagem Literária em Várzea Paulista será na quinta-feira (6/10), às 19 horas. A Biblioteca Pública receberá a escritora carioca, Ana Paula Maia, que aos 34 anos já tem seu nome destacado na literatura. Seu primeiro romance, ‘O Habitante das Falhas Subterrâneas, foi publicado em 2003 e no primeiro semestre deste ano lançou ‘Carvão Animal’, sua quarta obra como romancista. Seus contos estão publicados em diversas antologias, entre elas uma que seleciona textos das ’25 Mulheres que estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira’ (2004) e Sex’n’Bossa, publicação italiana de 2005.  

Seu romance ‘A Guerra dos Bastardos’, lançado em 2007, foi publicado na Sérvia e também adaptado para o cinema, juntamente, com outra obra de sua autoria: ‘Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos’. Este livro foi lançado em 2009, depois de ser publicado virtualmente em 2006, sendo o primeiro folhetim pulp da internet brasileira, em 12 capítulos.