Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) oferece aulas de caratê nas escolas municipais

Esporte e Lazer - Destaques

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) está facilitando o acesso dos varzinos a atividades físicas e esportivas. Com núcleos espalhados em todas as regiões da cidade, a iniciativa oferece aulas gratuitas para todas as idades, inclusive modalidades diferenciadas como o caratê.

Esse esporte é de origem japonesa e tem como objetivo o equilíbrio emocional e físico, socialização e integração dos atletas, ajuda a estimular a atenção do atleta e melhorar a concentração, disciplina e respeito com as outras pessoas.

Na EMEF Erich Becker, localizada no Bairro Cidade Nova II, as aulas de caratê acontecem na segunda-feira, a partir das 18h. A aluna Anna Karoline Azevedo, de cinco anos, mora no Jardim América II e pratica o caratê desde os quatro anos de idade, na EMEF Erich Becker, pelo menos duas vezes por semana.

Anna teve um primeiro contato com o caratê por meio de seus dois irmãos, que também praticam o esporte, e acabou se interessando pela modalidade. “Hoje tenho várias medalhas e recentemente conquistei a medalha de bronze no Campeonato Metropolitano realizado na cidade de Vinhedo”, diz. Anteriormente, a menina fazia aulas de balé.

Além de melhorar no aspecto físico, Anna declara que o caratê ajudou na socialização com outras pessoas e no seu desempenho na escola. “Através do caratê, fiz muitos amigos e melhorei minha nota na escola, além de viajar e conhecer outras cidades”, afirma.

Para ela, o PELC trouxe mais organização do uso da quadra da escola, pois tem horário fixo. Além disso, o programa distribuiu uniformes, entregues pela agente social Cristina Figueiredo da Silva, e a Prefeitura de Várzea Paulista oferece transporte gratuito para os atletas se deslocarem aos locais de competição.

Aulas de caratê – Agente Social Cristina Figueiredo da Silva
EMEF Erich Becker – Segunda-feira, das 18h às 20h.
EMEIFEI Manoel Caetano de Almeida – terça-feira, das 17h30 às 19h.
EMEF São Miguel Arcanjo – quarta-feira, das 17h às 19h.