CRAS Central promove projeto Semana da Melhor Idade a partir do dia 27

Desenvolvimento Social - Destaques

O evento contará com diversas atividades como: palestras, exercícios físicos, exibição de filme e sarau

Em 2006, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aprovou a lei que instituiu o Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. Pela norma, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade. Tomando por base este princípio, a Prefeitura de Várzea Paulista, por intermédio do CRAS Central, realiza o projeto Semana da Melhor Idade, que tem início no dia 27 de setembro e segue até o dia 29, no Espaço da Economia Solidária, localizado na Rua Pedro Poloni, 36, Centro, sempre à partir das 14h, com muitas atividades para o público deste segmento e para toda população varzina que queira participar.

Para a coordenadora do CRAS Central, Agda Maria Zago Brandão, por meio das atividades para celebrar o Dia do Idoso, o governo municipal reconhece que há muitos desafios a serem enfrentados, entre estes, o de garantir à pessoa idosa a concretização dos seus direitos, especialmente, o de viver com dignidade. “Esse evento vem promover a inclusão social da terceira idade e é uma maneira também para que os idosos conheçam seus direitos. É importante lembrar que já existe um Conselho Municipal do Idoso na cidade e que temos realizado várias ações para este público. O evento é destinado aos idosos, mas qualquer pessoa pode participar e é importante que participe.”

No dia 27, o prefeito Eduardo Tadeu Pereira e o vice-prefeito Lula Raniero vão participar da abertura do evento e também haverá palestra da Associação dos Aposentados de Várzea Paulista que tratará do tema “Esclarecimentos de direitos sociais com base no Estatuto do Idoso”. Além disso, barracas de artesanato estarão expondo os produtos confeccionados pela terceira idade no local.

No segundo dia de atividades, será trabalhado o tema “Qualidade de vida na terceira idade” e os participantes vão poder praticar uma técnica chinesa chamada Lian Gong, exercícios realizados para prevenir e tratar das dores de pescoço e ombros.

No dia 29, haverá exibição do filme “Colcha de Retalhos”, que conta a história de uma jovem que vai morar na casa da sua avó e convive com ela e várias amigas da família, que preparam uma elaborada colcha de retalhos. Enquanto o trabalho é feito, a moça ouve o relato de paixões e envolvimentos que estas mulheres tiveram e começa a refletir sobre sua vida.     Depois da sessão de cinema, um sarau, marcado por manifestações culturais e artísticas diversas fechará o evento com muita descontração.

Neste 1º de outubro de 2011, em que é celebrado o Dia Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso completa oito anos de vigência e a Política Nacional do Idoso (PNI) completa 17 anos e 08 meses da sua aprovação.