Eduardo e Lula convidam varzinos para participar do Várzea 2022 digital

Gestão Pública - Destaques

Concurso vai eleger via web propostas mais votadas para serem debatidas no Congresso da Cidade. Todos os cidadãos podem participar

A Prefeitura de Várzea Paulista lançou nesta segunda-feira (19), no auditório da Câmara Municipal, o concurso digital Várzea 2022, que constitui mais uma importante ferramenta de participação popular para planejar a cidade que os moradores querem para o futuro. O concurso vai eleger as propostas mais votadas para serem debatidas no congresso da cidade. Todos os cidadãos podem participar apontando problemas e sugerindo ideias. O prefeito Eduardo Tadeu Pereira e seu vice, Lula Raniero, participaram do lançamento e convidaram os varzinos para participar da plataforma digital.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento autoridades políticas membros de ONGs e movimentos estudantis, além de moradores do município. O projeto virtual segue os moldes do concurso Cidadonos, que foi realizado em Jundiaí, porém com um diferencial: em Várzea Paulista a iniciativa de implantar o concurso partiu da própria Prefeitura. Para o prefeito Eduardo Tadeu Pereira, este é mais um investimento da administração em cidadania. “Estamos mais uma vez investindo em cidadania e incentivando a participação popular, sobretudo dos jovens”, conta.

Além do concurso digital, o prefeito ressaltou outras formas de participação implantadas na cidade. “Desde 2005 estamos incentivando a participação por meio do Orçamento Participativo, dos conselhos e das conferências. Agora estamos discutindo com os moradores, de forma planejada, a cidade que queremos para 2022, quando o Brasil completa 200 anos de independência”, contou.

O vice-prefeito Lula Raniero destacou que um dos objetivos do Várzea 2022 digital é atrair o público jovem mais familiarizado com o ambiente virtual. “Este concurso vai envolver mais um segmento da sociedade para contribuir com ideias e propostas, que é a juventude.” Para o coordenador do Várzea 2022 digital, Henrique Parra Parra Filho, é importante que “todos se mobilizem para estimular mais pessoas para participarem desta plataforma e assim ampliar o poder da sociedade”.

Para o jovem Heitor José Victorino Lima, morador do Jardim Satélite, esta é uma “maneira legal e diferente de melhorar a cidade”. Para ele, “a iniciativa deve partir dos cidadãos e os jovens devem participar”. Quem também compareceu ao lançamento foi o casal Clarice Montes Mori e Aparecido Antônio Mori, residentes do Jardim América há 38 anos. “Esta é mais uma abertura da Prefeitura para o povo participar. Para nós, será mais um aprendizado”, conta Clarice.

Várzea 2022

O projeto Várzea 2022, que visa construir agendas coletivas de forma planejada e baseadas na realidade do município, vem sendo desenvolvido desde fevereiro na cidade. Até o momento, já foram realizadas 129 reuniões que envolveram 1430 pessoas e elegeram 250 delegados para participar do Congresso da Cidade, que será realizado em dezembro.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Giany Povoa, o projeto constitui “um momento fundamental para organizar um plano de desenvolvimento da cidade”. Ela ressalta que é importante “planejar a Várzea Paulista que queremos também a médio e longo prazo”.