Várzea Paulista oferece aulas de capoeira no Parque Ecológico Chico Mendes e na Emef Erich Becker

Esporte e Lazer - Destaques

Modalidade tradicional no Brasil, a capoeira é desenvolvida pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) proporciona à população de Várzea Paulista atividades esportivas e de lazer com intuito de socializar os alunos, independente da classe social, idade, sexo, raça e de ser portador de necessidades especiais.

Com isso, os moradores do Jardim América II têm a oportunidade de participar da aula de capoeira com a Professora Tayane Cristine Rosa Silva. As aulas acontecem no Parque Ecológico do Chico Mendes.

Quanto aos benefícios da capoeira, Tayane explica que ela ajuda os alunos a terem noção de espaço, no desenvolvimento corporal, na integração entre as pessoas, entre outros.

Ela começou a praticar o esporte por influência do pai quando ainda era criança. A professora revelou que a capoeira atrai de um modo geral, principalmente pela cultura, a dança e a tradição do esporte em nosso país.
 
Já Ivanete dos Reis Bonfim Queiróz, 41, uma das alunas de Tayane, começou a praticar o esporte porque ouviu alguns vizinhos do bairro e colegas de ginástica comentando sobre a capoeira. Então, ela inscreveu seu filho e acabou gostando também. Ivanete participa da aula de ginástica localizada, na EMEF Erick Becker.

A aluna ressalta que esta atividade é benéfica pois ajuda a reduzir peso, perder medidas, além de melhorar a qualidade de vida e a socialização entre o público. Além disso, Ivanete gosta mais do movimento gingado, uma espécie de dança no qual o aluno se desloca de um lado para o outro, enquanto seu adversário executa algum golpe.

Ivanete considera importante a oportunidade oferecida pelo PELC r. Em sua opinião, “todos do bairro deveriam fazer as atividades do PELC”. Ivanete participa da aula de capoeira junto com seu filho, Bruno Bonfim Queiróz, que também está inscrito na aula de futsal pelo PELC.

Ela teceu elogios aos agentes sociais: ”Os professores têm muita dedicação e nos incentivam a participar das aulas”, diz.

Horários

Quinta-feira, das 8h às 9h, no Parque Ecológico Chico Mendes.
Sábado, das 8h às 9h30, Na EMEF Erick Becker.