Geração de empregos: Várzea Paulista se destaca entre cidades da região no último ano

Desenvolvimento Econômico - Destaques

Investimentos na infraestrutura da cidade estão atraindo empresas e consequentemente novas oportunidades de emprego aos varzinos

Nos últimos anos Várzea Paulista evoluiu muito em diversos setores agora vive o melhor momento de sua história. O desenvolvimento econômico é um dos fatores que ilustra essa nova realidade, como mostram os dados do pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério de Trabalho e Emprego). Com 1.480 vagas de empregos formais criadas em um período de 12 meses- de julho de 2010 a julho de 2011- Várzea Paulista alcançou um índice anual quase duas vezes maior que o de cidades da região como Campo Limpo Paulista (5.68%) e Itupeva (6,73%). A variação de 10,11% apontada supera os números de Jundiaí no mesmo período- 5,51%.

Tais sinais de progresso não surgiram por acaso. Nos últimos anos, a Prefeitura superou grandes entraves impostos ao desenvolvimento da cidade, como, por exemplo, a falta de água e problemas de infraestrutura. Muitas empresas deixavam de se instalar no município devido aos problemas com abastecimento de água, ruas sem asfalto ou ausência de rede coletora de esgoto. Mas, como atualmente esses problemas ficaram no passado, há muitos empreendimentos novos em Várzea Paulista, que recentemente conquistou o seu primeiro hotel, faculdade e o shopping, que está em fase de construção.

A geração de novos postos de trabalho é reflexo dessas mudanças. O varzino Samuel Holanda dos Anjos, estudante de Recursos Humanos, procurava um emprego desde janeiro de 2011, mas com esse novo momento conseguiu uma vaga em uma escola de idiomas, informática e gestão administrativa, que possui diversas franquias na maioria dos municípios do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e Minas Gerais, e recentemente  iniciou trabalhos em duas cidades paulistas em Taubaté, há quatro meses; e em Várzea Paulista, no final de agosto.

Samuel vê no novo emprego possibilidade de crescimento. “Percebo que a cidade está criando mais oportunidades de trabalho com a vinda de novos empreendimentos. Estou entusiasmado, pois vejo possibilidade de crescer dentro da empresa e esse é fator importante pra mim que posso começar como professor e depois, posso vir a ser gerente de uma unidade”, comemora.

Nathan Mendonça, estudante de Farmácia da Universidade Paulista, UNIP, em Jundiaí e também morador da cidade, veio em busca de oportunidade de emprego em Várzea Paulista. “Eu vejo que Várzea está crescendo bastante. Para ocupar as vagas, precisam de mão de obra qualificada. Em Jundiaí, o mercado está ficando saturado. Trabalhei durante um ano e dois meses numa empresa em Jundiaí e, aqui em  Várzea, trabalharei um número menor de horas e ganharei o dobro do que ganhava lá”, compara.

O proprietário e diretor da escola, Carlos Nakano, explica porque escolheu o município para a instalação da unidade, dentre as diversas cidades, como Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Cajamar e Louveira. “Fizemos estudos na região. Inicialmente nosso foco de implantação era em Jundiaí. Entretanto, observamos o potencial de Várzea Paulista. Aqui temos mais campo para expandir, já que a cidade está avançando na área de geração de empregos. Novos empreendimentos estão vindo pra cá, sem contar as multinacionais que estão sendo implantadas. Isso nos impulsionou a investir aqui”, observou.

Nakano ainda ressaltou que encontrou na cidade boa recepção e abertura por parte do governo municipal. “Acompanhamos algumas das ações que são desenvolvidas pela Prefeitura em benefício das pessoas e somos uma empresa de responsabilidade social, que se preocupa com a qualidade dos cursos que oferecemos. Tivemos aqui uma grande receptividade por parte do governo municipal”.

PAT

O Posto de Atendimento ao Trabalhador é uma importante ferramenta que o governo municipal implantou para incentivar a geração de empregos e qualificação profissional. Situado na Central de Atendimento Mais Fácil – Rua José Dias de Castro, 160, Vila São José, o PAT recebe currículos e estabelece parcerias com diversas empresas da cidade e região, promovendo a colocação dos varzinos no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de capacitação profissional.