Varzinos poderão expor suas propostas para o futuro de Várzea Paulista em plataforma digital

Desenvolvimento Social - Destaques

Com o lema “Construir a Várzea Paulista do futuro é tarefa de todos”, a iniciativa tem o objetivo de fazer a população participar ativamente da política da cidade

Depois de se tornar uma referência regional com seu modelo de participação popular, por meio de Conferências, Plenárias e reuniões do Orçamento Participativo, Várzea Paulista inicia agora uma nova jornada nesta área, entrando no mundo digital. No dia 19 de setembro a Prefeitura lança plataforma Várzea 2022 Digital, que traz como lema “Construir a Várzea Paulista do futuro é tarefa de todos”. O evento será realizado às 19 horas, na Câmara Municipal – Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284, Centro.

Por meio da plataforma, será lançado o Concurso Várzea 2022  (www.varzea2022.sp.gov.br), que vai premiar as melhores ideias e propostas para transformar Várzea Paulista na cidade dos sonhos dos seus moradores. São os cidadãos varzinos pensando no futuro da cidade a curto, médio e longo prazo, em um conceito de webcidadania.

O processo envolve toda a sociedade. Os moradores da cidade, entidades, empresas, igrejas e governantes poderão participar apresentando suas propostas, votando naquelas que acharem melhores e apoiando sua implementação para a construção de uma vida melhor.

O coordenador técnico do Várzea 2022 Digital, Henrique Parra Parra Filho, responsável também pelas oficinas que estimularão gestores municipais e cidadãos para participação na plataforma, desenvolveu trabalho semelhante no Cidade Democrática, iniciativa de uma ONG de Jundiaí. “Tivemos experiência de um projeto piloto interessante em Jundiaí, onde a iniciativa partiu das pessoas. E o que mais acho interessante aqui em Várzea Paulista é a ideia surgiu da vontade da Prefeitura.  É algo diferente ver o governo buscando as pessoas para participarem. É uma possibilidade de verificarmos que é possível construir agendas públicas que usam as idéias da cidade inteira, mas, que parte do governo municipal.”

Segundo Parra Filho, a expectativa é que outros municípios sigam o exemplo de Várzea Paulista. “Estamos em contato com outras Prefeituras. O sucesso da implantação em Várzea Paulista vai influenciar outros municípios.”

O coordenador revela ainda que a plataforma permite aos usuários mais ativos, uma representatividade ainda maior na vida política da cidade. “Faremos um balanço e os 30 participantes mais ativos serão convidados a ser delegados no Congresso da Cidade que será realizado em dezembro.”

As propostas mais votadas serão integradas e debatidas no Congresso da Cidade do Plano Várzea 2022 e podem integrar o Plano de Desenvolvimento da Cidade, que irá pautar as realizações da cidade com metas para curto, médio e longo prazo.