Várzea Paulista integra profissionalização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Educação - Destaques

Eduardo firma parceria com Programa Nacional de Integração da Educação Profissional; a iniciativa é pioneira na região e integra educação profissional com a formação do ensino fundamental

Na tarde desta segunda-feira (05), o prefeito Eduardo Tadeu Pereira, o vice-prefeito Lula Raniero, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz Marques estiveram reunidos  em São Paulo para trazer à Várzea Paulista mais um benefício, que garantirá melhorias na qualidade da educação destinada ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião, o prefeito assinou o contrato do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental (Proeja ­ Fic).

De acordo com o prefeito Eduardo Tadeu Pereira, o documento garante à cidade a instalação de um pólo diferenciado da EJA, na EMEF Prefeito João Aprillanti. “Com isso vamos integrar o ensino fundamental II (5º ao 9º ano), já oferecido pela Secretaria Municipal de Educação aos jovens e adultos, com a qualificação profissional”, explica. Serão oferecidos cursos de informática para agregar ainda mais valores à educação destinada ao público do EJA. “A iniciativa é pioneira, porque comos a primeira cidade da região a desenvolver esse tipo de parceria com o Instituto São Paulo”, diz Eduardo.

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista, o Campus de Salto, instituto federal descentralizado, e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), representada na ocasião pela diretora de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica, Simone Valdete dos Santos.

Segundo o assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ronaldo Pereira, esta medida serve como estímulo ao público do EJA que procura qualificação educacional e profissional. “Conhecemos o caso do município de São Bernardo do Campo, onde a evasão do EJA era grande. Com a implantação dos cursos técnicos, a evasão diminuiu e eles têm uma freqüência de 90%. É isso que almejamos também para Várzea Paulista, que esses cursos profissionalizantes, mantenham os alunos estudando”, salienta, afirmando que a profissionalização agrega ainda mais valor à formação do aluno que frequenta as aulas da Educação de Jovens e Adultos.

Haverá uma chamada pública aos interessados em realizar o curso e serão feitas entrevistas para o processo seletivo em data a ser definida. As aulas têm início em fevereiro de 2012 e o curso terá duração de dois anos. Ao concluir, os alunos receberão certificado de formação formal e também certificado técnico emitido pelo Instituto Federal de São Paulo.