Prefeitura inaugura Portal da Transparência no dia 13 de setembro

Gestão Pública - Destaques

Na nova plataforma serão divulgados dados sobre receitas e despesas e outras informações relevantes à população

Com o objetivo de prestar contas à sociedade de forma transparente e com eficiência, a Prefeitura de Várzea Paulista lança no dia 13 de setembro, às 14h, no Espaço Cidadania, o seu Portal da Transparência. O projeto cumpre as exigências dispostas na Lei Complementar Federal Nº 131/2009, que trata sobre a disponibilização dos dados orçamentários e investimentos da municipalidade para o acesso dos cidadãos.

No município a prestação de contas já é feita pela Prefeitura, por meio do Governo Eletrônico (http://gove.varzeapaulista.sp.gov.br/). Com o Portal da Transparência, o serviço será otimizado e serão divulgados, além de dados sobre receitas e despesas, outras informações relevantes à população, como relação de obras em andamento, estrutura administrativa e entre outras.

Para o secretário de Gestão Pública, Carlos Maldonado, o Portal ressalta a preocupação da atual administração com a transparência publica. “Será mais uma ferramenta de fiscalização ao alcance dos moradores. A Prefeitura tem essa preocupação em manter a transparência na gestão”. Ele explica que, “qualquer pessoa poderá acessar os dados” e que “as informações estarão dispostas de forma descomplicada e a atualização será constante”.

O Portal da Transparência foi desenvolvido pela Supervisão Departamental de Informática e Gestão de Redes e possui interface similar a do Governo Eletrônico. Para o supervisor de Informática, Giovanni dos Reis Nunes, a intenção foi desenvolver uma plataforma para “tornar público o que há de recursos e de que forma eles estão sendo investidos na cidade”.