Eduardo assina contrato que proporciona cultura a crianças de jovens da Casa Lar

Finanças - Destaques

Com o projeto, crianças e adolescentes vão ter aulas de violão, teclado e canto

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira assinou na tarde desta quinta-feira (08), contrato que destina a quantia de R$ 14.917,00 para o Projeto “Música e Canto fazem bem à alma”, da Associação Missão Belém- Casa Lar, associação civil e religiosa, sem fins lucrativos, cujas atividades são regidas de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atendendo crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, oriundas do poder judiciário. O valor é fruto da arrecadação de valores doados por empresários, comerciantes e pela população em geral ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de (FMDCA) de Várzea Paulista.  Pessoas físicas e jurídicas que contribuem com o Fundo têm desconto deduzido no imposto de renda.

O Projeto vai viabilizar a compra de violões e teclados, além disso, as crianças vão aprender a tocá-los e também vão ter aulas de bateria e canto. Eduardo afirma que o valor será muito bem empregado porque o projeto reforça as atividades que vem ocorrendo no município em benefício de todas as crianças e adolescentes. “O projeto vem mostrar que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e as ações destinadas a este público têm ajudado a melhorar a vida desse público no município e representa um estímulo para que as atividades tenham continuidade.”

O prefeito destacou ainda a importância das doações por parte das empresas e da população ao FMDCA. “As empresas e pessoas podem ver nas ações desenvolvidas o destino do dinheiro que investiram. Além disso, todos que colaboram têm desconto no momento de pagar o imposto de renda. É uma política de solidariedade.”

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Giany Povoa, o momento é significativo, assim, a população tem oportunidade de tomar conhecimento do destino das doações que faz ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. “Este é um momento de retorno muito importante, quando a população verifica que a doação feita está sendo destinada a atividades que beneficiam as entidades e diretamente a todas as crianças do município.”

O FMDCA é gerido por um colegiado paritário, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esse colegiado analisa os projetos e programas a ele apresentados, que visem o atendimento à criança e ao adolescente e destina – segundo critérios pré-estabelecidos, os valores que permitam a execução das ações propostas pelas ONG’s (Organizações não Governamentais) e pelas OG’s – Unidades Públicas, da rede executora municipal.

Ela lembra também que a partir deste mês, campanhas para novos projetos estão sendo desenvolvidas e haverá possibilidades de destinar valores para outras iniciativas que serão propostas. Para mais informações a respeito do assunto, a população pode entrar em contato com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) pelo telefone: 4596-9622.

Casa Lar

A associação atua no município desde janeiro de 2008. Atualmente atende 10 crianças e adolescentes e suas necessidades básicas de saúde, educação e lazer. A entidade faz parte do Programa de Acolhida da Missão Belém e visa promover mudanças da cultura e atitudes das crianças e dos adolescentes vitimados de situações de risco.

A Casa Lar tem preocupação também de proporcionar afetividade e espiritualidade aos menores que são acolhidos pelo casal acolhedor Selma Souza dos Santos e Valdecir Pinheiro dos Santos. Voltada à espiritualidade, Selma explica a razão de seu trabalho. “Eu acredito que este trabalho é um chamado de Deus. Eu e meu marido sempre fomos bastante envolvidos com a família e é vocação estar com as crianças que acolhemos, sendo pais e mães delas”, relata ela, que é mãe biológica de três crianças.

A associação presta acompanhamento e assistência psicológica e cuida de todos os outros aspectos que devem estar presentes para o bem estar da criança e do adolescente acolhido como: saúde, educação, esporte, lazer e arte. Há trabalhos também para que o acolhido possa retomar laços familiares e comunitários, seja reinserido na escola e sua a autoestima seja também recuperada gradativamente.

Selma afirma com entusiasmo que o Projeto “Música e Canto fazem bem á alma” agregará ainda mais união à família. “Pra nós será ótimo. Gostamos de estar reunidos em família celebrando com eles. As crianças estão empolgadas e não vêem a hora de estarem com os instrumentos”, revela a mãe, acrescentando que um dos meninos já canta e toca violão do seu próprio modo. “Ele já se diverte da sua maneira, agora com as aulas, ele vai aprender mesmo e se realizar, todos nós também.”