Várzea Paulista promove 2° Olimpíadas da Melhor Idade

Esporte e Lazer - Destaques

O departamento de Esportes de Várzea Paulista promoveu entre os dias 30 e 31 de agosto a 2° Olimpíada da Melhor Idade (OMIVP). Os idosos tiveram a oportunidade de participar dos jogos de damas, buraco, truco, dominó, malha, xadrez e tênis de mesa. Todas as modalidades estão sendo disputadas no Ginásio Ayrton Senna, exceto a malha, que é disputada no Jardim Paulista.

Apenas as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos podem participar destas Olimpíadas, entretanto, somente os vencedores com idade igual ou superior a 60 anos poderão se classificar para os Jogos Regionais do Idoso 2011.

Alessandra Camilo Mariano de Moura Roncada, representante do Departamento de Esportes de Várzea Paulista, afirma que o objetivo desta Olimpíada é propiciar aos idosos a oportunidade de participar de diferentes modalidades, além de treinar os atletas para o JORI 2011. Para 2012, Alessandra espera ter um número maior de competidores e existe a possibilidade de ter inscrições de atletas de outras cidades.

Eurico Nascimento, 61, é um dos competidores da OMIVP, na modalidade tênis de mesa. Esta é a sua segunda participação, já que em 2010 ele disputou o Vôlei adaptado. Ele decidiu participar das Olimpíadas para tentar obter uma vaga no JORI 2011 e representar Várzea Paulista, onde mora há 40 anos: “Quero ir para o JORI porque tenho um laço com a cidade”.

Eurico ressalta que esta competição permite a integração entre as pessoas da sua idade, por isso, ele tem alguns amigos com quem realiza treinos de vôlei. “Alguns deles frequentam minha casa e participam de churrasco”, completa.

Além de Eurico, Maria Plautina da Silva, 74, também participa das Olimpíadas na modalidade dominó. Ela é integrante do Grupo de convivência Bem Viver, entidade responsável pela sua inscrição.