Secretária nacional de Políticas para Mulheres participa de II Conferência sobre o tema em Várzea

Gestão Pública - Destaques

No último sábado (27), foi promovida na Câmara Municipal, a II Conferência de Políticas para Mulheres de Várzea Paulista. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Eduardo Tadeu Pereira; o vice-prefeito Lula Raniero; a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Beatriz Helena Matté Gregório; a secretária de Desenvolvimento Social, Giany Povoa; e o vereador Mauro Batista.

Em discurso, o prefeito Eduardo agradeceu a presença da secretária Beatriz Helena que sempre lutou pelas causas a favor das mulheres e se locomoveu de Brasília para Várzea Paulista. “É uma honra ter a companheira Beatriz conosco, nos deixando mais perto de Brasília. Ela está representando as mulheres do Governo Federal”. Ele também destacou o intenso trabalho desenvolvido em sua administração para atender todos os grupos da sociedade. “Estamos desenvolvendo políticas públicas para promover a igualdade entre todos os setores da sociedade, como o das mulheres por exemplo, com isso construímos uma realidade mais justa em Várzea Paulista”.

O vice-prefeito ressaltou a importância da participação popular nos espaços de decisão na cidade. “Esse debate não é um espaço que foi dado às mulheres, foi conquistado por elas e apoiado pelo governo e toda sociedade civil. As grandes conquistas foram concretizadas pelo movimento social. As mulheres da cidade estão de parabéns por mais esse passo”, parabeniza Lula.

As Conferências destes segmentos estão ganhando força na cidade, tendo como principal objetivo juntar forças para avançar em vários aspectos. Neste caso, foram debatidas questões que visam avaliar o que as munícipes varzinas esperam da cidade em longo, médio e curto prazo, integrando o Plano Várzea 2022.

A coordenadora do Programa de Ações de Educação e Sub Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria Federal de Políticas para Mulheres, Beatriz Helena, ressaltou a dimensão e proporção de alcance que estas conferências podem trazer. “É um momento importante para as mulheres de Várzea, e por extensão para toda população e pode ser referência para outras cidades”, diz.

Ela também afirma que políticas para mulheres não são questões que apenas mulheres tem que implantar na cidade, mas devem partir do governo. Ela elogia a Prefeitura de Várzea Paulista pelo empenho em levar adiante e fortalecer esse núcleo, que visa os direitos e autonomia das mulheres. “Percebe-se que a administração se empenha em avançar neste âmbito, trabalhando com pessoas competentes e dando voz à população”, completa

A militante da Sempreviva Organizações Feministas (SOF), que tem como objetivo difundir o feminismo e construir políticas para melhorar a qualidade de vida das mulheres, Tica Moreno, fez parte da Comissão Organizadora da Conferência. Para ela, as mulheres têm condições de comandar a política e também de participar dos espaços de decisão e poder. “Os acúmulos de tarefas domésticas, sociais, acadêmicas e profissionais são provas de que as mulheres são fortes e podem sim dizer o que querem e como querem mudar a realidade em que vivem”. afirma. “Estamos nos preparando para a Conferência Federal, a primeira da companheira Dilma como presidente”, diz sobre a importância da realização da Conferência em Várzea Paulista.

Ao final da Conferência foi apresentada ao governo municipal uma moção que garante a concretização das propostas apresentadas como: a implantação de cursos profissionalizantes para as mulheres de forma que as qualifiquem para o mercado de trabalho; ampliação de creches de modo que facilitem a vida das munícipes que optam por trabalhar fora, e colocaram em evidência a agilidade na construção do Centro de Referência da Mulher. Também foram nomeadas 8 delegadas para representar Várzea Paulista na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres.