Moradores da Região V decidem destino do investimento de R$ 223 mil

Governo e Administração - Destaques

Quase 94% dos 112 participantes votaram no pacote 2 em Assembléia da Região V do Orçamento Participativo, realizada na EMEF São Miguel Arcanjo

A Região V do Orçamento Participativo, que envolve os bairros América III e IV, Jardim São Paulo e Vila Real, é a que mais recebeu obras desde 2005. E a forte participação da população na noite da quinta-feira (25), em Assembleia que definiu as demandas prioritárias para a região, mostrou que os moradores entenderam a importância de estarem atentos e unidos para continuar a conquista de melhorias para seus bairros. “Estamos tendo uma aula de cidadania aqui hoje. Vocês todos estão de parabéns por acreditarem na democracia e na força da participação popular”, elogiou o vice-prefeito, Lula Raniero.

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira mostrou o quanto a cidade já evoluiu e o quanto ainda vai desenvolver por meio de uma gestão que dá voz às pessoas e prioriza os projetos sociais. Esclareceu que a Prefeitura está conseguindo fazer obras em todas as regiões e que a Vila Real e o América IV foram os bairros que receberam investimentos como nunca. “Isso aconteceu porque a população nos mostrou e a Prefeitura entendeu esta necessidade e desenvolveu projetos para buscar recursos federais. É assim que temos trabalhado para conseguir realizar obras importantes na cidade”, enfatizou Eduardo.

Ele aproveitou para anunciar duas conquistas recentes, entre elas verbas federais para concluir as obras e comprar equipamentos para a maternidade. “estamos trabalhando para entregar a maternidade no primeiro semestre de 2012. Além disso, assinei quatro contratos que trarão recursos federais para projetos que prevêem, entre outras ações, a estruturação do córrego Bertioga e a urbanização do Núcleo Siriema”, comemorou o prefeito.

Mais conquistas da população

Além dos grandes projetos de infraestrutura e urbanização realizados, o Orçamento Participativo já conquistou obras importantes para a região, entre elas as construções da UBS Vila Real e da CMEB Cecília Meireles. Este ano a população se mobilizou para aprovar o pacote 2, que corresponde a R$ 223.400,00 em obras: construção de alambrado em torno da EMEF São Miguel Arcanjo; construção de ‘defenso’, entre a altura do nº 73 da Rua Diorama e o nº 91 da Rua Sananduva; reforma da EMEI Jardim América IV, incluindo aplicação de piso antiderrapante, reforma de telhado, forro PVC e cobertura da área externa, onde são realizadas aulas de educação física e, também inclui, a construção de uma lombada nas proximidades da escola São Miguel Arcanjo, na Rua Birigui.

Vitória da mobilização popular

Apenas sete pessoas, das 112 que participaram, não votaram no pacote 2. Para o morador do Jardim América IV, Josenildo Antônio da Silva, a eleição do representa a vitória da mobilização e da democracia. “Os moradores se mobilizaram e venceu a maioria. Venceu quem vive no bairro e sabe o que é preciso. Estas demandas irão favorecer, não só alunos e funcionários das escolas, mas toda a população da região”,comemora o sindicalista Josenildo, que mora há cinco anos no bairro.

O senhor José Maria dos Santos, morador há 19 anos do Jardim América IV, participa do OP desde o início e diz que nunca viu nada igual antes na cidade. “Os que chegaram aqui nos últimos cinco anos e pegaram a democracia já funcionando, não têm noção de como era antes. Nossa região é o que é hoje porque a administração do prefeito Eduardo investe onde realmente é preciso. Já conseguimos muitas benfeitorias com o Orçamento Participativo”, comenta.

Os conselheiros

Para o período de 2012, A Região V será representada no COP – Conselho do Orçamento Participativo – pelos seguintes conselheiros: Adelina Fernandes de Carvalho; Celso Luiz da Silva; Cristiane de Oliveira; José Maria dos Santos; Nair Paschoato e Neuza Valcina Gonzaga.

As próximas Assembleias Regionais da 3ª fase do Orçamento Participativo seguem a seguinte programação: 1/09 (quinta-feira) – Região 3 -, na EMEF Palmyra Aurora D´Almeida Rinaldi; e no dia 8/09 (quinta-feira) – Região 6 -, na EMEF Erich Becker. Todos os encontros são realizados às 19 horas.