Jovens tenistas varzinos se destacam em campeonatos regionais

Esporte e Lazer - Destaques

O município de Várzea Paulista adota a política de valorizar e desenvolver o esporte, independente da modalidade, para toda a sua população. Um dos programas de incentivo ao esporte é o Projeto Valor do Esporte, desenvolvido por Emerson Lima e seu irmão Elton Luíz de Lima, que ensina o Tênis de campo com crianças de 7 a 17 anos, no Parque das Orquídeas, Jardim América IV. Algumas dessas crianças também participam do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido em Várzea Paulista.

Alguns destes atletas terão a oportunidade de participar da oitava edição do Uniodonto Open, que começa a ser disputado a partir do dia 27 de Agosto, em Jundiaí. E Elton é um dos destaques de Várzea Paulista neste torneio regional. Ele pratica o Tênis de campo desde, aproximadamente, os 12 anos e teve o primeiro contato com o esporte quando era pegador de bolinha, além de jogar taco, cuja partida geralmente é disputada na rua, com bolinha de tênis.

Ao falar de seu desempenho nos torneios em que participou, Elton destaca o título de campeão da Federação Paulista, em 2002, e o vice campeonato nos Jogos Regionais de Itapetininga 2011.

O professor ressalta que o Tênis o ajudou em todos os aspectos. “Depois que comecei a praticar este esporte, melhorei a minha educação e me tornei uma pessoa mais responsável, entre outros benefícios”, diz.

Além de Elton, Rebeca, 11 anos, Thaís Gomes Evangelista, 9 e Bruna Cieli, 14, vão participar na categoria feminina, incluída este ano no Uniodonto Open.

Já na categoria masculina, Luis Darlindo, 10, campeão do Uniodonto Open em 2010, Douglas da Costa Alves, Wellington Evangelista e Paulo Carriel, todos com 14 anos, Natan Braga, 15 e Danilo da Costa Alves, 16, representarão o município no torneio.“A oportunidade de praticar Tênis no Parque das Orquídeas foi fundamental para que pudesse descobrir o meu talento no esporte”, diz Danilo.

Quanto à sua participação no torneio, ele acredita que tem condições de conquistar o título. “Minha expectativa é a melhor possível”, diz. Ele já participou do Uniodonto Open em 2010 e foi eliminado nas quartas de final.