Colaboradora da prefeitura de Turim (Itália) visita Várzea Paulista para acompanhar parceria entes as duas cidades

Gestão Pública - Destaques

Projeto desenvolvido na cidade italiana está em andamento em Várzea Paulista por meio de uma cooperação, que recebeu investimento da União Europeia

Desde julho de 2009, as políticas públicas para a juventude em Várzea Paulista têm sido norteadas pelos dados coletados pelo ‘Observatório da Juventude’. O projeto propõe conhecer melhor a realidade dos jovens na cidade e promover aprofundamento de reflexões voltadas a este segmento. Na tarde desta segunda-feira, o prefeito Eduardo Pereira se reuniu com a colaboradora da Prefeitura de Turim, Itália, Francesca Pignatelli e também com a secretária de Desenvolvimento Social, Giany Povoa, em seu gabinete para discutir o andamento do projeto.

Segundo Francesca esta é uma oportunidade para fazer uma avaliação do que vem sendo desenvolvido no município por meio do Observatório. “Esta parceria tem sido uma experiência muito boa. É oportunidade de dar continuação de um projeto que já nasceu. Graças aos recursos que conseguimos, concluímos pesquisas que foram bem desenvolvidas e conseguimos adaptá-las à realidade. A pesquisa terceirizada foi satisfatória porque não ficamos tão dependentes da assessoria, o que facilitou todo o processo.”

Ela salientou ainda que Várzea Paulista tem sido um exemplo para o andamento do projeto pois participa ativamente de todas as etapas. “A cidade sempre se apropriou do projeto, capacitando técnicos, investindo nos elementos essenciais ao bom desenvolvimento da pesquisa para não ficar dependente.”

O prefeito Eduardo Pereira ressaltou que o Observatório é um poderoso instrumento de pesquisas. “As políticas públicas de Várzea Paulista direcionadas aos jovens estão sendo norteadas pelo Observatório. Os profissionais de diversas áreas prestaram assessoria para as pesquisas que já foram concluídas, e, esta visita da Francesca ao nosso município é de muita importância porque ela vem acompanhar o andamento do projeto que está em plena atividade”, destacou.

A pesquisa propõe conhecer o acesso dos jovens ao trabalho, lazer e cultura na cidade, identificar as problemáticas específicas e as necessidades desse público no município. Após os resultados colhidos pela pesquisa, a meta é discutir políticas públicas que atendam o segmento.

Observatório

O primeiro Observatório foi desenvolvido em 1989, na cidade italiana de Turim. A ideia de trazer a iniciativa para Várzea surgiu em 2006, durante um encontro do projeto “100 Cidades para 100 Projetos Itália- Brasil”. Nesta ocasião, o município varzino despertou o interesse dos representantes de Turim, quando apresentou o projeto Entrando na Rede, durante uma oficina temática sobre Infância e Juventude, no Fórum de Belo Horizonte.

O projeto varzino foi apresentado à União Europeia, que aprovou a iniciativa, repassando 36 mil euros para a sua execução no município. As cidades brasileiras de Santos, Porto Velho e Salvador também foram contemplados pela iniciativa. A capital da Bolívia, La Paz, e a cidade de Rosário, na Argentina também participam.

Em setembro do ano passado, jovens participantes do Observatório da Juventude de Várzea Paulista se reuniram com os representantes do governo municipal para discutir os resultados da pesquisa ‘Mobilidade Urbana e Juventude’, ocasião que marcou oportunidade dos jovens expressarem seus anseios e expectativas para um futuro melhor dentro da cidade em que vivem.