7ª Orquivárzea atrai visitantes de diversas cidades do país

Esporte e Lazer - Destaques

Festa atraiu visitantes de outras cidades e estados, como Tocantins. Além de acompanhar a exposição, eles participaram de diversas atividades, como a oficina de cultivo

Além de ser um evento tradicional para os moradores da cidade, a cada ano que passa a Orquivárzea atrai mais visitantes de outras localidades que vêm à Várzea Paulista conhecer uma das mais belas exposições de orquídeas do Brasil. A festa, que se iniciou nesta sexta-feira (19), segue até o próximo domingo (21), com shows musicais, espaço para crianças e jovens, oficinas de cultivo e o expresso orquidário, atração que leva os interessados para conhecer o orquidários Biorchids, um dos maiores matrizeiros da América Latina. Todas as atividades são gratuitas.

Neste ano, a 7ª edição da Festa das Orquídeas trouxe visitantes de outros municípios e estados. Além de acompanhar a exposição, eles participaram das atividades proporcionadas pela festa e se surpreenderam com a variedade das plantas expostas. Luiz Moraes veio de Tocantins para prestigiar o evento pelo segundo ano. Para ele, o espaço é muito bonito e agradável para todas as idades. “A decoração é bonita e a variedade das orquídeas é impressionante”, conta.

Luiza Nobuko Hayashi saiu pela manhã de São Paulo com destino à Várzea Paulista. Este é o segundo ano que ela vem visitar a exposição. “Eu vi numa revista no ano passado e vim conhecer, como gostei muito, resolvi voltar”, conta. “O jeito de colocar as flores aqui é diferente de outras exposições e isso em agrada muito. A variedade também é legal, pois quando vou a outros eventos sempre vejo os mesmos tipos de plantas. Aqui eu vejo flores diferentes e raras”.

Para Maria do Rosário, que é de Campinas e veio ao evento com o marido Arnaldo Gomes, o espaço para a exposição é grande e bem organizado. “Temos algumas orquídeas, mas essas são diferentes. Gostei muito de vir conhecer”, afirma. Solange Maria de Lurdes Mendes, que mora em Jundiaí, conta que conhecia somente as espécies mais comuns de orquídeas. “Eu só conhecia as plantas mais simples e comuns. Aqui tem muitas flores raras e diferentes, que eu nem sabia que existia”, afirma.

O orquidófilo, Cássio Nitsch Medeiros, que também é diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Orquídeas e foi responsável pelas oficinas de cultivo da Orquivárzea, explica que a paixão pelas orquídeas faz com que muitas pessoas viajem por milhares de quilômetros para acompanhar uma exposição. “É a paixão que as pessoas têm pelas orquídeas que faz com que elas viajem milhares de quilômetros somente para visitar uma exposição. Essas plantas despertam a atração dos homens”, diz.