7ª Orquivárzea: Lançamento apresenta a orquídea BLC Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

A abertura oficial da sétima edição da Orquivárzea foi uma amostra da grandiosidade do evento que, mais uma vez, vai movimentar a cidade e a região até domingo (21), com sua exposição internacional de orquídeas no Espaço Cidadania e com os atrativos de lazer, cultura e gastronomia em toda extensão da Avenida Projetada. Neste ano o lançamento teve um toque especial: a primeira florada da BLC Várzea Paulista, a orquídea filha da cidade, produzida no orquidário Biorchids.

Esta estrutura forma a mais bela festa de orquídeas do Brasil e uma das maiores do mundo. Tais conceitos foram referendados por orquidófilos conceituados no no cenário nacional e internacionalmente e, também, por uma das celebridades do mundo na produção e recuperação de orquídeas, José ‘Pepe’ Portilla, que está entre os expositores internacionais e compôs a mesa de abertura do evento ao lado do presidente da CAOB – Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil -, Odair Antônio; do prefeito Eduardo Tadeu Pereira; primeira dama Dulce Pereira; vice-prefeito Lula Raniero; deputado estadual Pedro Bigardi; vice-prefeito de Atibaia, Ricardo dos Santos; do presidente da Câmara Municipal, Silas Zafani; e do secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Waldir Luiz de Lima.

O equatoriano Pepe Portilla é produtor de orquídeas há 20 anos, sendo considerado por orquidófilos de todo o mundo o “Papa das Orquídeas”, título dado pelo grande investimento em pesquisa e pelas novidades que apresenta a cada  exposição internacional que participa. “Sem dúvida a Orquivárzea pode ser considerada uma das maiores exposições do mundo. A cidade agrega grandes conhecedores de orquídeas e o governo de Várzea Paulista teve a sensibilidade e a inteligência de enxergar isso. Esta festa de altíssimo nível colocou a cidade e seus produtores entre os maiores pólos produtores de orquídeas do mundo”, reconhece Portilla, que expõe em cerca de 60 eventos pelo mundo todos os anos.

Esta avaliação é compartilhada pelo presidente da CAOB, Odair Antônio, que acompanha o evento desde a primeira edição. “É gratificante ver que há envolvimento total do governo, produtores e orquidófilos. Isso é claro quando vemos a evolução do evento e da produção de orquídeas a cada ano na cidade. Devemos destacar o trabalho feito para que espécies raras não sejam extintas”, ressalta Odair.

O prefeito Eduardo Pereira enfatizou a importância de cada pessoa envolvida neste grande processo evolutivo para chegar à identidade de ‘Cidade das Orquídeas’. “Não é fácil crescer continuamente. Temos conseguido isso nas sete edições da Orquivárzea porque há um cuidado especial das pessoas da administração, dos orquidófilos da cidade e também porque a população de Várzea Paulista entendeu e agregou a orquídea como símbolo”, avalia Eduardo.

De acordo vice-prefeito Lula Raniero, a consolidação da orquídea como um símbolo reflete o intenso processo de transformação da cidade nos últimos seis anos. “O prefeito Eduardo vem trabalhando muito para mudar a lógica de nossa cidade e tenho grande orgulho de participar deste importante processo. Este evento, que hoje chega ao sétimo ano, com a participação de orquidófilos de todo o Brasil e do exterior, vem contribuir e consolidar a identidade de nossa cidade. Este governo sempre teve a preocupação de olhar a cidade como um todo, e isso é graças a gestão participativa. Hoje, podemos ter orgulho de dizer que esta festa é internacional e que o mundo vai conhecer nossa orquídea filha: a BLC Várzea Paulista”, destaca o vice-prefeito, Lula Raniero.

 

7ª orquivárzea

O Espaço Cidadania e a Avenida Projetada, em Várzea Paulista, se transformaram  para a 7ª Orquivárzea, que é realiza entre os dias 19 e 21 de agosto e, neste ano tem a participação de 70 orquidófilos de todo o país, representando cerca de 30 cidades brasileiras, entre elas: Americana; Araguari; Atibaia; Botucatu; Campinas; Capivari; Franca; Guararema; Ituverava; Jaboticabal; Jarinu; Jundiaí; Lençóis Paulista; Lins; Piracicaba; Promissão; Registro; Salto; Santa Bárbara D’oeste; Santo André; São Joaquim da Barra; São Sebastião do Paraíso; Valinhos, Votorantim; Anápolis; Belém do Pará; Campo Grande; Cuiabá; Morrinhos e Piracanjuba.

A coordenação do evento calcula cerca de 1200 exemplares de orquídeas, dobrando a oferta da edição de 2010. A alta qualidade dos participantes resultará na exposição de todas as espécies produzidas no Brasil e também de flores raras e em extinção, nacionais e internacionais.

Para entreter e divertir o público, a festa apresentará shows de diversas bandas locais e a apresentação de dois ícones da música brasileira, Elba Ramalho e Jorge Vercíllo. O palco principal ficará na Avenida Projetada e o outro na Praça de Alimentação. A iluminação e os equipamentos sonoros serão de alta qualidade e a decoração bastante sóbria e adaptada ao ambiente de jardinagem. As crianças terão espaço só para elas, com brinquedos e atividades lúdicas e a segurança do evento será reforçada.

Haverá uma tenda para venda de orquídeas que serão comercializadas por a preços acessíveis. A praça de alimentação será composta por 10 stands administrados por entidades da cidade. Neles serão comercializados refrigerantes; salgados e sobremesas. Haverá também um stand administrado pelo Departamento de Economia Solidaria, com os produtos artesanais produzidos por alunos que fazem parte do Projeto Incubadora Municipal.

Para as famílias que querem levar suas crianças até o divertimento, o evento disponibilizará um local separado para crianças de até 13 anos de idade. O Espaço Criança proporcionará recreação com brinquedos lúdicos e pedagógicos; tabuleiro de xadrez gigante; piscina de bolinhas; cama elástica e outras opções. No evento ficarão disponíveis monitores para garantir o bom andamento das atividades infantis, porém, é necessário que as crianças estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

 

Segurança e Saúde

Uma característica do evento desde sua primeira edição é a forma com que é conduzido quando o assunto é segurança. Nunca houve ocorrências de violência. Para que este ano não seja diferente, a Guarda Municipal disponibilizará 60 agentes de segurança pública durante os dias de sábado e domingo, para a sexta–feira ficarão de prontidão 40 agentes. A Polícia Militar também prestará reforço, além de 50 seguranças particulares contratados pela Prefeitura. “Nos anos anteriores o índice de ocorrências foi zero, este ano iremos reforçar a segurança da comemoração para manter essa estatística, diz Cacilando Neres de Almeida, comandante da Guarda Municipal e Secretário Municipal de Segurança Pública. Ele ainda informa que para orientar os visitantes da exposição, 30 servidores devidamente identificados e uniformizados ficarão recepcionando os convidados.

A Secretaria de Saúde também participará do evento e implantará a Tenda da Saúde que disponibilizará informativos para alertar a população sobre os riscos e os cuidados a serem tomados para evitar a Dengue, também haverá palestras explicativas sobre riscos, contaminação e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Profissionais da saúde devidamente instruídos e uma ambulância ficarão de prontidão para atender possíveis ocorrências.

 

Novidade

Este ano, pela primeira vez, as pessoas que participarão do evento, ficarão interligadas com o mundo inteiro através do sistema de internet sem fio. O público poderá usufruir do Sistema Wi-Fi por meio de celulares, netbooks ou quaisquer equipamentos compatíveis com a tecnologia. Os usuários de internet que não estiverem com tais equipamentos, poderão utilizar os equipamentos disponíveis da Tenda dos Jovens. O sistema ficará disponível em todo período do evento, na praça de alimentação.

 

Shows

Além das apresentações com artistas renomados da MPB no palco principal, que nesta edição recebe Elba Ramalho e Jorge Vercillo, a Orquivárzea terá artistas da cidade e região se apresentando na praça de alimentação.

 

Expresso Orquidário

Entre os dias 19 e 21 de agosto, dezenas de pessoas poderão testemunhar as mais belas e raras orquídeas. Este passeio cultural e ecológico é mais conhecido como ‘Expresso Orquidário’, uma das atrações gratuitas da Orquivárzea, que leva seus visitantes para conhecer as seis estufas do orquidário Biorchids.

O transporte será realizado por vans, que partirão a cada vinte minutos da Avenida Projetada, local da exposição de flores, ao Biorchids, que disponibilizará um guia por estufa, para que os visitantes possam conhecer todos os estágios do cultivo de orquídeas.

 

Oficinas

Também oferecidas gratuitamente ao longo dos três dias de evento, as oficinas de cultivo de orquídeas atraem pessoas de todas as idades que desejam ter a flor em casa ou desenvolver a partir de seu cultivo uma alternativa de geração de renda. As aulas serão ministradas por técnicos especializados no auditório do Espaço Cidadania.

Confira a programação:

De 19 a 21 de agosto

10h às 22hEspaço Criança: atividades lúdicas, brincadeiras, brinquedos infláveis, xadrez gigante e muito mais.

10h às 17hExpresso Orquivárzea com visita ao orquidário.
Apresentações musicais durante a exposição com Roberto Tomé, Shelly Simon e Lágrimas de Chorões.
Praça de alimentação, venda de orquídeas artesanato, economia solidária e outras atividades.

 

19 DE AGOSTO – Sexta-feira

9h às 21hExposição de orquídeas

19h às 00h30Festival de rock na praça de alimentação com: Mateus Caneli e os Intocáveis, Rock Seixas e Verbalize.

 

20 DE AGOSTO – Sábado

9h às 20hExposição de orquídeas

14h às 24hFestival de música na praça de alimentação com: Inocência.com, Márcio Nunes, Panela Preta, Ledo e Forró di Fole.

21hShow com Elba Ramalho no palco Principal.

 

21 DE AGOSTO – Domingo

9h às 18hExposição de orquídeas

14h às 20hFestival de música na praça de alimentação com: Adriano do Forró, Caravana do Cordel, Cristiano & Rafael e Tom A3.

20hJorge Vercillo no palco principal