Várzea Paulista recebe comissão boliviana e apresenta projeto de urbanização da Vila Real

Gestão Pública - Destaques

Objetivo da visita foi trocar conhecimentos e experiências sobre as obras de urbanização e o processo de regularização fundiária da Vila Real

Nesta última segunda-feira (15), a ONG Rede Interação realizou um intercâmbio e trouxe uma delegação de bolivianos, composta por autoridades municipais, representantes de organizações comunitárias e da Câmara Federal, para conhecer Várzea Paulista. O objetivo da visita foi trocar conhecimentos e experiências sobre as obras de urbanização e o processo de regularização fundiária da Vila Real. Além disso, os bolivianos tiveram a oportunidade de conhecer os grupos de poupança existentes no bairro e as políticas públicas de assistência social.

A delegação boliviana foi recebida pelo prefeito Eduardo Pereira, pelo vice Lula Raniero e pelos secretários de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, Cícero Petrica e Giany Povoa, respectivamente. “Mostramos as coisas que fazemos na cidade e em especifico na Vila Real para serem aplicadas em outros lugares”, conta o prefeito Eduardo. “Nos últimos seis anos implantamos muitos serviços públicos na Vila Real, como a UBS, que conta com uma equipe de Saúde da Família, e a Emef Prof. Juvelita Pereira da Silva”, afirma. Além disso, a Prefeitura investe mais de R$ 29 milhões nas obras de urbanização do bairro, que acontece em três fases. A primeira etapa segue em ritmo acelerado, com 100% das vias que constam no projeto asfaltadas.

Para o secretário Cícero Petrica, esse intercâmbio coloca Várzea Paulista como referência no cenário internacional. “É uma oportunidade de trocar experiências e ideias sobre o plano de regularização, que é exemplar e visa erradicar os assentamentos precários levando urbanização e qualidade de vida aos moradores”, explica.

Maria Eugenio Torrico, uma das representantes bolivianas que esteve na cidade e também presidente da ONG Red de Acción Comunitária Interacción, tem expectativa de implantar no país algo do que foi visto em Várzea. “Queremos conhecer os instrumentos utilizados em Várzea para ver se é viável a nossa realidade”. Além de Várzea Paulista, a delegação boliviana conhecerá as cidades de Osasco e São Paulo.