Dança do Ventre diverte a população do Jd. América IV

Esporte e Lazer - Destaques

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que incentiva a prática de diversas modalidades esportivas e físicas em todas as regiões da cidade está reunindo a meninada nas aulas de dança do ventre, oferecidas na EMEF São Miguel Arcanjo, no Jardim América IV.

Uma das alunas desta dança é Andressa de Oliveira, 10, que participa das aulas desde o início, em julho. Para Andressa, a dança do ventre não é tão popular no nosso país. “É diferente do que o povo brasileiro está acostumado”, diz. Ela afirma que o seu movimento preferido é o “oito”, quando ergue a cintura e pisa no chão, e o “passo egípcio”, no qual a dançarina vai para frente cruzando as pernas.

Segundo Andressa, esta dança melhorou todas as dores no corpo. “Antes de começar a fazer as aulas eu tinha dores nos ombros, cintura e pernas, mas através da prática desta atividade melhorei ”, ressalta a menina.

Andressa também elogiou a professora Solange Aparecida Gonçalves, ao declarar que ela ensina bem as alunas, ajudando-as a fazer um movimento mais difícil, sendo muito atenciosa com todas. Para ela, foi muito importante o PELC ter chegado ao seu bairro. “Antes as pessoas do bairro não tinham nada para fazer, agora, elas têm a oportunidade de se movimentar, fazer algo diferente”.

A professora Solange Aparecida Gonçalves se interessou pela dança do ventre há cerca de dez anos e um dos fatores que a cativou foi o ritmo, no qual pode fundir com outras danças como o samba, o jazz, entre outros. Então, ela começou a dar aula há cinco anos, quando participou do projeto de voluntariado desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Várzea Paulista.

Segundo Solange, entre os benefícios da dança ventre estão melhorias na postura, a tonificação da musculatura, solução de problemas de intestino preso, fortalecimento do abdômen, coordenação motora, concentração, entre outros.

Solange ressalta que a idade mínima ideal para começar a dançar é a partir dos dez anos. Entretanto, há crianças menores participando das aulas. “As crianças menores de dez anos não têm controle total sobre o corpo, mas isso não impede que elas façam as aulas”, explica.

Sobre a sua metodologia de aula, Solange ensina a parte prática, através de exercícios para as alunas fazerem o movimento, mostra vídeos de apresentações de outras dançarinas e também aplica a parte teórica.

Solange também ensina a ginástica terapêutica na UBS do Jardim América IV.

 

Dança do ventre

Quinta e sexta-feira, das 18h00 às 21h00 – Centro Cultural

Sábado e domingo, das 14h00 às 17h00 – EMEF São Miguel Arcanjo

Ginástica Terapêutica

Terça e quinta-feira, das 8h00 às 9h00 – Unidade Básica de Saúde (UBS) Jd. América IV