Varzinas entram em forma nas aulas de Ginástica Localizada

Esporte e Lazer - Destaques

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) está chegando aos bairros do município de Várzea Paulista com intuito de implantar a prática da atividade esportiva e recreação. Desta vez, os moradores do Parque Chico Mendes, mais especificamente as mulheres, têm a oportunidade de participar da ginástica localizada, elaborada pela agente social do programa, Cristina Figueiredo da Silva.

Segundo Cristina, as mulheres com idade acima de 16 anos já podem ingressar na modalidade. Entretanto, ela ressalta que as alunas mais novas procuram ficar com o corpo mais definido e aquelas com idade igual ou superior a 40 anos buscam na ginástica a melhoria da qualidade de vida. “Esta atividade melhora as dores no corpo, além de propiciar mais elasticidade, deixá-las motivadas e ajudar a controlar doenças como hipertensão e diabetes”, diz. “Já as mulheres mais novas buscam o fortalecimento dos músculos da perna, abdômen, entre outros”, completa.

A agente social desenvolve em suas alunas, além do exercício físico, o relaxamento, através de massagens e a socialização entre elas.

Marissandra Mei, 39, é uma das alunas adeptas a esta atividade e ela pratica os exercícios para o seu bem estar também para se prevenir de doenças. Ela diz que sua vida melhorou em tudo depois que começou a fazer ginástica: “Essas atividades estão fazendo com que eu tenha mais disposição, além de melhorar a musculatura e me prevenir das dores no corpo”.

Quanto ao PELC, Marissandra acredita que foi bom o programa chegar até o bairro, porque facilita o acesso das pessoas sem condições de frequentar uma academia a praticar atividade física. “Esse programa foi benéfico para o bairro porque não tinha nenhuma atividade deste tipo desenvolvida aqui”, afirma. Além desta ginástica, ela também pratica o aeroboxe.

Marissandra também elogiou o trabalho desenvolvido pelaagente social. “ Ela é atenciosa com todas as alunas, corrige a postura delas quando estão se exercitando e é simpática”, avalia.

Ginástica Localizada
Segunda e quarta-feira, das 7h30 às 9h30, no Parque Chico Mendes.
Professora Cristina Figueiredo da Silva.
Público: mulheres, a partir dos 16 anos.