Orçamento Participativo inicia fase decisiva

Gestão Pública - Destaques

Os moradores que compõem a Região I do OP demonstram maturidade participativa e pelo segundo ano consecutivo elegem pacote único de demanda. Serão R$ 290 mil em obras para a região

Implantado em 2005 em Várzea Paulista, o Orçamento Participativo cresce a cada ano na cidade e hoje já é tido como exemplo para as cidades da região. Na noite da última terça-feira (9), o ciclo 2011 entrou em sua fase decisiva, as Assembleias Regionais. A primeira foi realizada na região I, do Jardim Promeca, e os moradores deram uma grande prova de que a população de Várzea Paulista está inserida na cultura participativa, ao legitimar a aprovação um pacote de demandas único.

O prefeito Eduardo Pereira participou do evento ao lado do vice Lula Raniero e, na sua apresentação, destacou a importância da participação popular em seu governo e algumas das importantes obras que a administração realizou e vem realizando desde 2005, grande parte delas entre as 130 demandas do OP eleitas nos últimos seis anos. “É obrigação minha e do meu vice prestar contas à população sobre as realizações da nossa administração, principalmente, porque vocês participam dela e do desenvolvimento da cidade”, frisou Eduardo, antes de projetar a possibilidade de uma importante obra no local. “Queremos fazer desta área do Ginásio do Promeca, um grande espaço de esporte e lazer para os moradores da região”, finalizou.

O vice-prefeito Lula Raniero, atribui uma parte significativa do sucesso do OP de Várzea Paulista à população. “Começamos o OP em 2005 e esse processo de participação popular se consolidou e cresce a cada ano porque temos uma população consciente e bastante ativa na cidade, aproveitando os espaços de participação que criamos nos últimos anos”, diz.

A legitimação do pacote único foi aclamada por mais de 100 moradores da região, que compareceram e confirmaram a decisão acordada em reunião anterior. “Pelo segundo ano consecutivo o bem comum e o bom senso prevaleceu e foi possível o consenso de formar um pacote único de obras, dentro da verba disponível para a região, que esperamos aumentar no próximo ano”, disse Elisangela Camargo, moradora do Jardim Promeca.

Sidnei José Zanini, morador do Bairro São Guido, fala do quanto é gratificante poder participar do processo de escolha das demandas no OP. “Nossa região vem mostrando muita maturidade, prova disso foi o consenso ao eleger um pacote único e contemplar obras realmente prioritárias para infraestrutura dos bairros Santa Lúcia, Santa Marta e São Guido. Há obras que atrasam, mas o importante é ver que a Prefeitura está empenhada em suas conclusões. Esperamos que para 2012 os valores do OP sejam maiores”, reivindica.

Para Francisco Sena, que mora no Bairro Santa Marta, o processo está bem encaminhado e o consenso na eleição das prioridades contribui para a contemplação das obras. “A decisão unânime em torno das demandas mostra que a população sabe definir suas prioridades de acordo com a verba disponível e isso é um passo positivo para que a prefeitura execute estas melhorias. O Bairro Santa Marta vai receber R$ 130 mil em obras de infraestrutura”, comemora Sena.

Na ocasião foram aclamados os nomes dos Conselheiros regionais que representarão a região no COP – Conselho do Orçamento Participativo, no período de 2012: André Sandro Cardeschi; Elisângela Camargo; Eric Fabiano Scarabelin; Onofre Crisóstomo; Raimundo Pereira Lucas e Sidnei José Zanini.

Demandas aprovadas

A verba do Orçamento Participativo, destinada para a Região 1 (Promeca) é de R$ 290 mil e as demandas escolhidas pela população para este valor ficaram assim definidas no pacote aprovado: Bairro Santa Lúcia (R$ 31 mil) – alargamento da ponte, concretagem do leito do rio e construção de mureta na Avenida Itália; Bairro Santa Marta (R$ 130 mil) – drenagem de águas na Rua Arcanjo Bianchini (entre o nº 194 e 310), canalização de águas pluviais e cascalhamento na Rua Lindório Rocha (pontos críticos); Bairro São Guido (R$ 129 mil) – tubulação e boca de lobo na Rua Azaléia.

A Região do OP é formada pelos bairros: Promeca; Santa Lúcia; Santa Marta; Ponte Seca; Jardim Felicidade; Chácara Castanheira; Chácara Araçarí; São Guido; Chácara Carvalho; Chácara Paulista; Jardim das Acácias; Residencial das Flores e Residencial Alexandria.

Próximas Assembléias Regionais
Região 2 – 11/08 (quinta-feira), na Emei Jardim Alessandra;