Economia Solidária oferece cursos gratuitos para população

Desenvolvimento Econômico - Destaques

Ao todo estão sendo disponibilizadas 165 vagas nas mais diversas áreas de capacitação e profissionalização

Em Várzea Paulista, os projetos implementados pelo poder público com o objetivo de incentivar a geração de renda e a autogestão daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, estão sendo pautados pelos valores da Economia Solidária. Por este motivo, cursos de profissionalização e capacitação estão sendo oferecidos para jovens e adultos da cidade. Ao todo estão disponíveis 165 vagas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de agosto.

As mais diversas áreas estão sendo contempladas para que pessoas possam optar por cursos que mais as atraiam. As vagas estão dispostas da seguinte maneira: DJ (30); Grafite (30); Chocolateria (10); Confeitaria (10); Panificação (10); Construção Civil – pequenos reparos (20); Gesso (15) e Confecção de Produtos de Limpeza (20).Os cursos de Rap e Teatro também estão sendo promovidos e são destinados  ao público entre 14 e 20 anos, cada um tem 10 vagas disponíveis.

A coordenadora dos cursos, Valéria Noemi Calderon, está entusiasmada para o início dessas turmas. “Queremos ver as pessoas crescendo com a proposta da Economia Solidária que é a cooperação, fortalecimento do grupo e também de que podem ser empreendedoras. Mais para frente, elas poderão trabalhar de forma coletiva e promover geração de renda”.

Valéria destacou que a intenção é beneficiar a população como um todo, por isso, além das pessoas que são assistidas pelos programas de transferência de renda, a comunidade também poderá participar dos cursos. “Costumamos dividir as vagas para as pessoas que participam dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, por exemplo. Desta vez, estamos estendendo as oportunidades às demais pessoas da comunidade que estejam interessadas e empenhadas. Todos os inscritos vão passar por uma avaliação para que possamos disponibilizar a vaga para quem realmente precisa e se interessa”.

Segundo a coordenadora, o curso de Confecção de Produto de Limpeza contará com um diferencial, que é a disseminação da ideia de colaborar com o meio ambiente. “Os alunos vão poder contribuir por meio de simples ações como, por exemplo, confeccionar sabão a partir do óleo de cozinha já utilizado. Vão aliar a conservação do meio ambiente com a geração de renda.”

Os interessados poderão fazer as inscrições pelo telefone 4596-9660 ou pelo e-mail: economiasolidariavp@gmail.com .

Café

A Prefeitura está apostando nas ações em benefício aos cidadãos e por meio da Economia Solidária vem cedendo espaço para que comecem a exercer seu empreendedorismo. Exemplo disso é a Casa de Beleza, primeira Incubadora da cidade, que recebeu equipamentos e o espaço para desenvolver atividades na área de beleza e estética.

Além deste incentivo, desta vez, para o público alvo dos cursos de Chocolateria, Panificação e Confeitaria, será construído no Centro Público, um espaço para Café, onde os participantes dos cursos poderão promover a venda dos produtos que confeccionarem, e, assim obter renda.