Várzea Paulista terá Conselho Municipal de Esporte

Esporte e Lazer - Destaques

O Plano Várzea 2022, que consiste em um planejamento do município de longo prazo, pautado por debates entre governo e sociedade civil, em Plenárias, Conferências e reuniões do Orçamento Participativo e também por meio dos conselhos em diversas áreas, está conquistando um espaço de debate em mais um setor, o de esportes. Além de debater as metas para a área esportiva, a iniciativa tem o intuito de incentivar as modalidades praticadas na cidade. O projeto foi idealizado pela Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer, por meio de seus servidores e professores.

O Conselho será composto por 20 representantes, sendo 15 da população e 5 do governo. O Sistema Nacional de Esporte (SNE) pré-definiu que os representantes da população serão divididos em três áreas, sendo elas: o Esporte e Alto Rendimento, que cuidará do esporte olímpico, paraolímpico e não olímpico, no qual nove pessoas ficarão responsáveis; o Esporte Educacional, com dois membros, envolvendo escolas de esportes, escolas públicas, particulares e poder público; e a terceira área é o Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, que conta com quatro representantes e visa o esporte como lazer e hobby.

Quanto aos cinco representantes do governo, três participarão destas áreas, sendo um em cada uma delas, e dois participarão de uma área à parte.

Para debater as diretrizes do esporte na cidade haverá uma Conferência ainda neste ano. Antes dela serão realizadas duas plenárias: na primeira, marcada para o dia 5 de setembro, na Câmara Municipal, o Conselho Municipal de Esporte vai ser apresentado para os esportistas e para a população, com explicação detalhada sobre o funcionamento deste projeto; e a segunda acontecerá no dia 26 de setembro, quando os presentes irão debater o projeto e indicar os nomes que serão candidatos a conselheiro. A eleição dos membros do Conselho será realizada na Conferência, em data a ser definida.

Todas as decisões relacionadas ao esporte do município serão discutidas pelos conselheiros eleitos. Além disso, será criado o fundo municipal de esportes, cuja função é arrecadar fundo monetário para o conselho e este decidirá onde na verba será aplicada.

A população também será beneficiada porque terá a oportunidade de conhecer algumas atividades esportivas praticadas no município que não são populares, como, por exemplo, voos de paraglider executados na Serra do Mursa. Além disso, o Conselho também vai criar projetos de lazer para a população.