Várzea Limpa segue levando melhorias aos bairros da cidade

Infraestrutura - Destaques

Mutirões de limpeza e manutenção da Prefeitura estão na região central da cidade e no Jardim Felicidade

Os mutirões do Várzea Limpa, tradicional serviço de limpeza e manutenção da Prefeitura de Várzea Paulista, seguem levando melhorias para os bairros da cidade. As equipes da administração se concentram na região central e na região do Jardim Promeca, onde realizam os últimos serviços no bairro Jardim Felicidade. Entre as melhorias estão tapa-buracos, recuperação de praças, pintura de guias, sinalização de vias, limpeza de bocas de lobo, córregos e vielas, capinação, além do tradicional cata-treco.

Nesta semana, as equipes que estão na região central avançaram pela Avenida Fernão Dias Paes Leme. Na principal via da cidade estão sendo roçados o canteiro central e as rotatórias. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor Rodrigues, o próximo passo será realizar a operação tapa-buracos no local. “Esta é a via mais utilizada da cidade e necessita deatenção especial. Iremos realizar a operação tapa-buracos para sanar as irregularidades do asfalto”, conta.

A Rua Mercúrio, no Jardim Satélite, também foi contemplada com melhorias em toda sua extensão. “Fizemos drenagem no local e também executamos a operação de tapa-buracos para que os veículos transitem com mais segurança e comodidade”, conta o responsável pela pasta.

No Jardim Felicidade, a Prefeitura realiza operação de tapa-buraco e outras melhorias com o objetivo de preparar o local para a época das chuvas. “Nós concluímos nos últimos dias a operação no Jardim Promeca e agora estamos trabalhando nas vias do Jardim Felicidade. Com muito esforço e empenho estamos deixando o local mais bonito”, conta Augusto.

População satisfeita no Jardim Promeca

Os serviços executados peloa região do Jardim Promeca. Neste setor o trabalho realizado se estendeu aos bairros Jardim Santa Lúcia, Jardim Felicidade, Jardim das Acácias, Residencial das Flores, Residencial Alexandria e das chácaras Araçari, Portal das Azaléias, Clube Castanheiro, Gauchinha e São Guido e foi acompanhado de perto pelos moradores.

Quem também acompanhou as obras foi o prefeito em exercício, Lula Raniero. Ele percorreu os locais por onde as equipes da Prefeitura realizaram recapes e avaliou como satisfatória as intervenções realizadas. “O trabalho executado ficou muito bom e com certeza trará muitos benefícios para os moradores, principalmente os que passam pelas vias de carro”, conta. Para ele, o Várzea Limpa é um projeto fundamental para a manutenção do município. “Conseguimos preparar a cidade para o período de chuvas e isso é fundamental para nós”.

Durante a passagem do Várzea Limpa foram feitos alguns recapeamentos na Promeca. Um trecho da Rua Nazareno Spinucci recebeu 36 toneladas de massa asfáltica na operação. Para Claudinei Lopes, que mora no local há mais de 20 anos, as obras melhoraram a qualidade de vida da população. “Está mais fácil para se locomover nessa rua, que antes era toda esburacada”, afirma. Outro importante recape foi feito na Rua José Pinto de Toledo. Para a moradora Patrícia Cristina, o principal benefício é para quem dirige pelo local. “Sem os buracos a situação ficou mais confortável para os motoristas”, conta.

Ainda na Promeca, as equipes da Prefeitura realizaram limpeza de todas as caixas de captação (bueiros) e vielas. Outro destaque para a passagem do Várzea Limpa no setor 3 da cidade foi a implantação de tubulação de águas pluviais no Jardim Gauchinha, atendendo a demanda do Orçamento Participativo, e elevação do leito e drenagem em um trecho da Avenida dos Ipês.

Cata treco

Nos próximos dias o serviço de cata-treco estará circulando pelos bairros Jardim Continente, Vila Tupi, Jardim Gianfrancesco, Vila Marajó, Parque Guarani I e II, Vila Iguaçu, Vila Indaiá, Vila Jerivá, Vila Figueira, Residencial Aimoré, Vila Popular, Jardim Bertioga e Sítio São José para recolher materiais não utilizados que são descartados pela população.

Os caminhões da Prefeitura recolhem móveis usados, pneus, ferragens, eletrodomésticos, objetos, madeira, papéis velhos e outros materiais. Lixo e entulhos não são recolhidos pelo cata-treco. “A população deve separar o material a ser recolhido para agilizar o processo”, conta o secretario de Infraestrutura Augusto Crisionor Rodrigues. Somente em 2010, foram recolhidas 221 toneladas de materiais inutilizáveis.