População discute com técnicos da Prefeitura demandas que serão votadas nas Assembleias Regionais

Gestão Pública - Destaques

O Orçamento Participativo (OP) de Várzea Paulista conclui mais uma importante etapa do ciclo 2011. No último sábado (23), foi realizado na EMEF Palmyra D’ Almeida Rinaldi, o Fórum de Delegados. O encontro serviu de base para fechamento dos pacotes de demandas que serão votadas nas Assembaleias, que acontecerão durante os meses de agosto e setembro. Durante o evento, os delegados de cada região da cidade debateram com técnicos da Prefeitura a viabilidade das solicitações apontadas por moradores do município, durante as reuniões de bairro do OP.

Para o prefeito em exercício, Lula Raniero, que participou do fórum pela manhã, o OP é uma importante ferramenta para mobilizar um grande número de pessoas para que participem do governo. “Essa administração acredita na participação popular. Temos construído esse processo em Várzea Paulista. É o governo se empenhando junto com a população, que apresenta demandas e soluções”, contou.

Giany Povoa, secretária de Desenvolvimento Social, classificou o OP como “um grande desafio, que vem dando certo na cidade”. Para ela, “Nem todas as demandas são possíveis pelo OP, por isso é importante debater com os técnicos para saber o que é viável”. Para a supervisora de Participação Popular, Carolina Vitti Domingues, diferentemente de outras cidades, em Várzea Paulista os moradores são ouvidos. “Temos nos esforçado muito para que o povo participe do governo, pois ninguém melhor do que os próprios moradores para dizerem onde que a Prefeitura precisa investir mais”, explicou.

Para o coordenador do Orçamento Participativo, Zigomar Silva de Oliveira, o governo de Várzea Paulista promoveu uma mudança de cultura nesses anos com o OP. “O cidadão passou a ter direito a democracia e sua palavra é ouvida na cidade”. De acordo com Elisangela Camargo, que está inserida do processo de participação popular pela terceira vez como delegada da região 3 (Promeca), são muitas as melhorias desde que o OP foi implantado na cidade. “Quando eu vim participar pela primeira vez, fiquei surpresa, pois vi que os problemas eram mesmo resolvidos. Em cada reunião que participava eu aprendia algo novo”, disse.

Outro delegado, Sidney José Zanini, destacou que o processo democrático do OP contribui para o aumento da autoestima do povo varzino. “O fato de a população participar e ser ouvida eleva a autoestima e contribui para o processo da cidadania”, afirmou.

Próximos passos

Durante os meses de agosto e setembro serão realizadas as Assembleias do Orçamento Participativo, em Várzea Paulista. Nestes encontros regionais serão votadas as demandas da população e eleitos os conselheiros que irão compor o Conselho do Orçamento Participativo (COP), responsável pela fiscalização e acompanhamento das demandas.

Assembleias Regionais OP

Região 1: 9/08, no Ginásio de Esportes Jordan Dias Fernandes (Promeca)

Região 2: 11/08, Emei Jardim Alessandra

Região 3: 2/09, Emef Palmyra Aurora D´Almeida Rinaldi