Diretora do Departamento Regional de Saúde visita o Hospital da Cidade em Várzea Paulista

Saúde - Cotidiano

O encontro faz parte do processo de reorganização da estruturação hospitalar no colegiado da região, envolvendo os municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinú, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira, o vice Lula Raniero e o secretário municipal de Saúde, Luis Fernando Tofani, se reuniram com autoridades regionais da Saúde, na manhã desta sexta-feira (22), no Hospital da Cidade (HC) de Várzea Paulista. O encontro recebeu a diretora do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), Iramaia Luvizotto Colaiacovo, e os secretários de Saúde de Campo Limpo Paulista e Cabreúva, Hugo Samejina e Cecília Xavier, além de Takako Ida, diretora divisional da pasta da Saúde em Cabreúva.

A visita ‘in loco’ para analisar a estrutura e os serviços do Hospital da Cidade faz parte da agenda de avaliação técnica para aplicação de medidas conjuntas entre estado e municípios na reorganização da rede hospitalar na região e melhor utilização dos leitos oferecidos em cada unidade hospitalar. “É necessário uma melhor regulação para que casos de baixa e média complexidade fiquem nos municípios de origem, o que vai favorecer a redução desta demanda nos hospitais que recebem a transferência”, destaca Iramaia.

O secretário de Saúde de Várzea Paulista, Luis Tofani, mostra que há esta preocupação na estrutura do Hospital da Cidade, investindo em qualificação e equipamentos para diminuir a quantidade de transferências. “Hoje o HC atende em caráter de urgência uma média de 350 pacientes por dia e no máximo 1% requer transferência, que são os casos de alta complexidade”, esclarece Tofani ao completar que após o tratamento do quadro grave, o paciente retorna ao HC e fica até o momento de sua alta hospitalar. “O paciente volta para receber os atendimentos de média complexidade necessários até seu total restabelecimento”, completa.

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira lembra um quadro real que leva varzinos ao atendimento no Hospital São Vicente. “Devemos considerar que metade da população economicamente ativa de Várzea Paulista trabalha em Jundiaí e que isso contribui para a demanda do atendimento prestado para os varzinos seja atendida na cidade vizinha, inclusive os que têm convênio”, ressalta Eduardo.

O grupo, além de conhecer cada serviço do Hospital da Cidade, visitou a estrutura da maternidade e centro cirúrgico que está sendo construída no andar superior do HC e deve ser entregue no primeiro trimestre do próximo ano, que contará com dez leitos de maternidade e outros dez cirúrgicos. “A maternidade atenderá uma média mensal de 60 pacientes. Esta realidade vai desafogar o atendimento nos hospitais para onde encaminhamos os pacientes, ocasionando um impacto positivo na região”, projeta o secretário Tofani.

O Colegiado Gestor Regional, composto por secretários regionais de Saúde e representantes do Governo Estadual, aprovou no dia 7 de junho um estudo que aponta entre outras necessidades, um financiamento complementar do Governo do Estado. “Ao final deste estudo será definido o apoio técnico e o financiamento por parte da esfera estadual para a operacionalização da rede de atendimento regional”, informou Iramaia.