Orquidários se preparam para a mais bela exposição de Orquídeas do Brasil

Esporte e Lazer - Destaques

Cultivadores trazem para a festa novidades como substratos feitos com madeira e a orquídea que leva o nome da cidade além de espécies raras em risco de extinção

Neste ano a Cidade das Orquídeas comemora pela 7ª vez a OrquiVárzea nos dias 19, 20 e 21 de agosto. A exposição acontecerá a partir das 9h, na parte da noite a programação segue com a apresentação de bandas locais e dois renomados nomes da música brasileira, Elba Ramalho e Jorge Vercillo. A festa foi criada com o intuito de potencializar a produção e a comercialização de orquídeas da cidade pelo fato de ser a maior exportadora do Brasil, fornecendo mudas para países como: Estados Unidos, Canadá, Japão, Tailândia, China e Equador. Para agradar todos os gostos, os principais orquidários da cidade expõem as mais diversas espécies de plantas nativas e hibridas.

O orquidário Flores Vivas é reconhecido internacionalmente entre os cultivadores de orquídea pelo pioneirismo em cultivo sustentável. A mais recente novidade dos cultivadores é o substrato feito de madeira e um cachepô, feito no mesmo material, com design ‘vazado’, para que a planta possa respirar e manter a umidade necessária a fim de se reproduzir de forma saudável.

Pedaços de alguns tipos de madeira têm compostos tóxicos como lignina e tanino, e estes podem ser prejudiciais para o cultivo de plantas, por esse motivo, o laboratório Flores Vivas realiza um trabalho manual para a seleção das madeiras apropriadas para utilização como substratos. Essas passam por um tratamento com ácido bórico e sulfato de cobre até atingir a média necessária de nutrientes para o cultivo das plantas. Uma orquídea pode permanecer nestes mesmos substratos por três anos sem a necessidade de serem trocados, pois na seleção são escolhidas apenas as madeiras menos porosas.

O orquidário Flores Vivas produz aproximadamente três mil exemplares de orquídeas distribuídas em duas mil espécies que são cultivadas nas estufas, berçário e laboratório. As flores do orquidário, entre mudas e exemplares adultos, se destacam em grandes feiras paulistas como CEASA e CEAGESP.

Outra característica predominante do orquidário é a autenticidade. Há um lago artificial no espaço e, suspensas sobre ele, 10 mil orquídeas nativas da Tailândia. “Este espaço é úmido, aqui as Vandas são cultivadas como em seu lugar de origem, o Sul da Tailândia”, diz Ivan Leonardo Todero, gerente e técnico agrícola do orquidário.

Para a OrquiVárzea deste ano, Todaro afirma que haverá exemplares de Vandas, Rynchostylis-Gigantea e Catlheyas exposto,s que não serão encontrados em nenhum outro lugar por se tratar de criações exclusivas do orquidário em questão.

Já o orquidário Biorchids é reconhecido pelo cultivo de espécies em extinção como: Zygopltalum; Laelia Fidelense; Cathleyas Ametistoglossa; Catlheya Velutina que estarão expostas na OrquiVárzea. Além dessas novidades, o Biorchids levará para a exposição a Orquídea Chilocista, nativa do Vietnã e conhecida popularmente como Orquídea Fantasma. O nome ´w uma referência ao fato de a planta não ter folhas, mas apenas raízes que florescem uma vez por ano.

Finalmente será exposta também a orquídea que leva o nome da cidade. A BLC Várzea Paulista é uma planta híbrida, fruto da junção de duas matrizes, a BLC Tochieaoki, nativa da china e a BLC George King, natural do Havaí. Ambas são orquídeas raras cultivadas pelo orquidário há 30 anos.

Há cinco anos o Biorchids trabalha no cultivo da BLC Várzea Paulista, que será comercializa por um preço popular. O objetivo dos donos do orquidário é que a planta esteja nas casas dos varzinos. “O preço dela não vai ser alto, nós queremos que o maior número de pessoas possa ter em casa a planta que leva o nome da cidade”, afirma Arthur D´Andrea Calore, gerente do Orquidário.

Há milhares de espécies de orquídeas espalhadas pelo mundo. Ainda assim, Calore afirma que cada uma das plantas têm sua identidade e, à medida que o público começa a conhecer fica mais exigente e procura cada vez mais por cores, aromas e tamanhos diferentes. Para superar as expectativas do público que visitará a exposição, pelo primeiro ano o orquidário convidou expositores de outros países para expor em Várzea Paulista, eles virão do Equador, Argentina, Tailândia, Alemanha e Malásia. “Nós convidamos expositores de outros países, pois teremos expostas orquídeas até então desconhecidas. Poderemos também trocar experiências e informações pertinentes para o cultivo saudável”, diz Gerson Calore, proprietário do Biorchids.

PROGRAMAÇÃO

De 19 a 21 de agosto
10h às 22h
Espaço Criança:
atividades lúdicas, brincadeiras, brinquedos infláveis,
xadrez gigante e muito mais.
10h às 17h
Expresso Orquivárzea com visita ao orquidário.
Apresentações musicais durante a exposição com
Roberto Tomé, Shelly Simon e Lágrimas de Chorões.
Praça de alimentação, venda de orquídeas
artesanato, economia solidária e outras atividades.

19 DE AGOSTO – Sexta-feira
9h às 21h
Exposição de orquídeas
19h às 00h30
Festival de rock na praça de alimentação com:
Mateus Caneli e os Intocáveis, Rock Seixas e Verbalize.

20 DE AGOSTO – Sábado    
9h às 20h
Exposição de orquídeas
14h às 24h
Festival de música na praça de alimentação com:
Inocência.com, Márcio Nunes, Panela Preta, Ledo e Forró di Fole.
21h
Show com Elba Ramalho no palco Principal.

21 DE AGOSTO – Domingo
9h às 18h
Exposição de orquídeas
14h às 20h
Festival de música na praça de alimentação com:
Adriano do Forró, Caravana do Cordel, Cristiano & Rafael e Tom A3.
20h
Jorge Vercillo no palco principal