Mais de 15 cidades participarão do 6º Encontro de Folias de Reis e Violeiros em Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

O evento, que acontece nos próximos dias 16 e 17, na Praça da Bíblia, além de várias cidades paulistas, terá participação de grupos folclóricos de outros estados, entre eles Minas Gerais

O Encontro de Folia de Reis e Violeiros de Várzea Paulista é a maior manifestação cultural e religiosa da região. O evento chega agora à sexta edição, reforçando uma tradição que era mantida por antigos moradores da cidade, vindos do Paraná, Minas Gerais e, a maioria, da cidade de São José do Rio Preto. Continuam sendo estes fazedores de cultura os responsáveis pela organização do evento, porém, nos últimos seis anos, com apoio estrutural e promocional da Prefeitura de Várzea Paulista, a iniciativa se consolidou nos calendários de cultura popular do estado de São Paulo e de outras regiões do país.

O folião, catireiro e violeiro Alcides Graciano, presidente do segmento ‘Folclórico e Festeiro de Rua’ no Conselho Municipal de Cultura, lembra que o encontro é uma grande festa protagonizada pelo povo, mas que o apoio do Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura foi e vem sendo muito importante para a continuidade da tradição. “Antigamente esta cultura popular era mantida de forma individual pelos festeiros devotos nas comunidades. O sonho de tornar esta tradição uma grande festa anual veio a partir de 2005, com o apoio do atual governo da cidade. Hoje, com a inserção de outras manifestações tradicionais, o encontro é a maior festa de cultura popular da região”, reconhece Graciano, um dos líderes da companhia anfitriã do evento, Luz Divina, formada há 20 anos por membros remanescentes da antiga companhia ‘Os Viajantes de Belém’.

Participação de grandes companhias

No próximo dia 17 (domingo), cerca de 20 grupos se reúnem para o maior Encontro de Folias de Reis da região. O ‘Encontro de Folia de Reis’ de Várzea Paulista está inserido na agenda de companhias tradicionais de cidades da região e do estado e, inclusive, de outros estados, entre eles Minas Gerais. O município de Ubarana será representado pelo conceituado ‘Grupo Folclórico de Catira AZ de Ouro’.  A região de Campinas se fará presente com a participação de grandes Companhias de Reis, como: Os Visitantes de Belém; Voz do Oriente; Estrela Guia; São José do Operário; Azes do Brasil e ainda o ‘Grupo Folclórico Campinense’. Da região de São José do Rio Preto vem a ‘Companhia de Reis Centenária de Potirendaba’, uma das mais estruturadas do estado de São Paulo e da vizinha cidade de Jundiaí participa a companhia ‘Os Filhos de Belém’.

Cerca de três mil pessoas devem viajar no tempo e no espaço da alegria, da encenação do folclórico sagrado, silenciando e aperfeiçoando as atenções para este encantador ritual. Ao participar do ‘Encontro de Folia de Reis e Violeiros de Várzea Paulista’, o público terá oportunidade de ver, ouvir e cheirar a cultura popular de frente.

A Praça da Bíblia fica na Avenida Costa e Silva, no Jardim Primavera. Para mais informações ligue (11) 4595.4080.