Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista se apresenta no Espaço Cidadania

Esporte e Lazer - Destaques

Na noite desta terça-feira (5), os jovens integrantes da Banda Sinfônica de Várzea Paulista fizeram apresentação no auditório Santo Dias, localizado no Espaço Cidadania. O evento marca a retomada de apresentações da banda no cenário varzino neste ano. Entre os presentes estiveram o vice-prefeito Lula Raniero e o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Luciano Braz Marques.

Em seu pronunciamento, Lula disse que a banda sinfônica é um exemplo de desempenho e criatividade. “Com muita criatividade, empenho, dedicação e vontade a nossa Banda Sinfônica vem demonstrando que pode conquistar ainda mais. O Departamento de Cultura da nossa cidade está de parabéns”, destacou.

Ele lembrou ainda que a banda jovem, no início de sua formação, era pequena e que vem crescendo com o tempo. ‘A nossa banda sinfônica jovem começou pequena, mas, com bastante empenho, eles têm mostrado que o trabalho desenvolvido vale a pena e quem ouvi-los hoje poderá sentir o primor e a riqueza dos jovens que a compõem.”

O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Luciano Braz de Marques, disse que assistir à banda é mais um momento de alegria. “É sempre um orgulho muito grande estar nessas apresentações, fruto do desempenho de alunos e também de todo Departamento de Cultura de Várzea Paulista. E além de tudo, uma manifestação de carinho, empenho e dedicação de todos.”

Para o supervisor do Departamento de Cultura, Eufraudisio Modesto Filho, a apresentação simboliza o momento de observar os resultados das aulas e do empenho de todos os alunos, professores e os que se mobilizam para que a cultura se manifeste na cidade. “Hoje estamos assistindo ao resultado dos jovens músicos que são fruto do trabalho dos professores, principalmente do Gesse e o professor de teoria, Tiago Costa, que é o regente da banda na apresentação desta noite”.

Antes da apresentação, o hino municipal foi tocado, sem arranjo oficial, que está em processo de produção. Eufraudisio destacou ainda que os jovens músicos da Banda Sinfônica deverão tocar o hino na abertura da Orquivárzea, no dia 18 de agosto.

Entre outras canções, o público presente pôde contemplar alguns clássicos da música como: Air of Nobility, de James Swearingen; RythmX, de David Shaffer; um tributo ao cantor Elvis Presley; uma valsa que em homenagem à bailarina Sherry Lynn, que leva o nome dela, de Eric Osterling; e Robin Hood and Little John, de Frank Erickson.

A Banda

O Centro Cultural de Várzea Paulista deu início às atividades de flauta doce e musicalização infantil no ano de 2006. Com a ampliação das aulas e doação de alguns instrumentos de sopro pela empresa Thyessen-Krupp, foi dado início às aulas de instrumentos como: flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, eufonio, tuba e percussão em junho de 2007, com a primeira apresentação no Espaço Cidadania em 30 de novembro do mesmo ano.

Em 2008, a banda apresentou-se em algumas escolas municipais e com a continuidade do curso de música, as aulas práticas também aumentaram. As atividades em 2009 foram complementadas, com a contratação de professores de Flauta, Estruturação Musical, Orientador de Prática Instrumental e Musicalização com Flauta Doce.

No ano de 2010, entre alunos de musicalização infantil e instrumentos, foram matriculados 161 alunos. Atualmente, a banda tem, junto com os integrantes da escola, músicos que estudaram em outros cursos e professores convidados com a meta de ampliar o instrumental para fortalecer este resgate da Banda.

Primeira apresentação

No início da apresentação, o professor Tiago Costa, regente da banda, destacou que o grupo recentemente ganhou nova força, com a introdução de novos integrantes e que estes alunos estão vencendo um desafio, o da estreia. “A maioria de nossos alunos que se apresentam nesta noite estão aqui pela primeira vez. É um desafio a que eles se propuseram passar”, destacou o professor orgulhoso.

As alunas que se apresentaram pela primeira vez sabem bem que o desafio foi lançado, mas não restaram dúvidas que tinham capacidade para enfrentá-lo. Viviane Souza Duarte, 15, que participa das aulas desde dezembro do ano passado, diz que ficou um pouco apreensiva. “Fiquei um pouco nervosa, mas, esta apresentação é um motivo de muita alegria.”, conta sorridente.