Prefeitura realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde

Saúde - Cotidiano

Evento deliberou propostas para serem apresentadas a nível estadual e nacional e elegeu delegados para a Conferência Regional de Saúde e para o Várzea 2022

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou nos dias 1º e 2 de julho a 4ª Conferência Municipal de Saúde, com o propósito de debater o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. O evento, foi promovido na Unianchieta e deliberou propostas para serem apresentadas a nível estadual e nacional e também elegeu delegados para a Conferência Regional de Saúde e para o projeto Várzea 2022.

O tema debatido teve como eixo central o “Acesso e Acolhimento com qualidade”, subdividido em outros três eixos: Política de saúde na seguridade social; participação da comunidade e controle social; e gestão do SUS. O período de preparação para o evento se iniciou em abril, com plenárias locais realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e pré-conferências em todas as regiões da cidade.

O secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, ressaltou a importância da conferência para facilitar o planejamento do setor. “Esses debates norteiam o planejamento da secretaria e estimulam a participação popular. O SUS já tem mais de 20 anos e é para todos. Enquanto órgão público, ele garante o direito à vida, por isso é necessário discutir melhorias.”

Para o prefeito Eduardo Tadeu Pereira, a área da saúde teve um desenvolvido significativo desde 2005. “Eu posso dizer que tenho muito orgulho da saúde de nossa cidade. Construímos um sistema público de qualidade para os varzinos”, contou. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vanessa Albuquerque, classificou o evento como “um grande banquete de democracia, onde todos têm voz, assim como o Conselho”.

Já para Marlene Leite, usuária do sistema público de saúde, que se candidatou para fazer parte da comissão organizadora da Conferência, os resultados são satisfatórios quando a população está envolvida nos debates. “Ninguém melhor que a sociedade, que sempre utilizou os serviços, para dizer onde é que precisa melhorar a saúde.” Ela, que também faz parte do Conselho Municipal de Saúde, disse que o setor melhorou na cidade nos últimos anos. “As UBS estão equipadas. Hoje, em uma unidade tem, por exemplo, eletrocardiograma, algo que não tinha antes”, contou.

O ciclo de discussões proposto pela Conferência Municipal de Saúde também faz parte do projeto Várzea 2022, que consiste em um instrumento de planejamento integrado e participativo do governo da cidade. “Aqui, estamos também pensando a longo prazo no que queremos para a cidade na área da saúde”, disse o prefeito Eduardo.