Várzea Paulista promove sexta edição do ‘Encontro de Folias de Reis e Violeiros’

Esporte e Lazer - Destaques

A maior festa de cultura popular da região reúne Companhias de Folia de Reis e Violeiros de várias cidades paulistas e também de outros estados. Evento acontece na Praça da Bíblia nos dias 16 e 17 de julho

A história oficial da Igreja Católica contada sob o olhar próprio de ritos e crenças de uma tradicional cultura popular, a Folia de Reis, foi trazida ao Brasil pelos jesuítas no período colonial. Além de folclórica, a festa que comemora o nascimento de Cristo é vista como um sagrado ato religioso, cujo enredo de um verdadeiro teatro do povo, mostra a viagem de Baltazar, Belchior e Gaspar à Belém, ocasião em que os três reis magos foram ao encontro do Menino Jesus.

As encenações são realizadas pelas Companhias de Folia de Reis, compostas pelo mestre (líder da folia); contramestre; sete vozes; dois palhaços (caracterizados e cobertos por máscaras) e entre os instrumentos tocados estão violão, cavaquinho, caixa, triângulo e sanfona. “Cada grupo canta e conta a história de nascimento do Menino Jesus de um jeito diferente, mas a canção de chegada, quando o mestre pede permissão para entrar, é uma só. O mesmo acontece na despedida, quando há o agradecimento das doações e da acolhida do povo”, explica Alcides Graciano, mestre da Companhia Luz Divina, de Várzea Paulista.

Esta cultura popular começou a ser revitalizada em Várzea Paulista a partir de 2005, quando a Prefeitura percebeu haver parte considerável de moradores da cidade que mantinha esta tradição e decidiu incentivar e promover o ‘Encontro de Folia de Reis’, dando o suporte necessário para a organização dos foliões. Com o tempo os fazedores de cultura da cidade decidiram agregar ao evento o ‘Encontro de Violeiros’, sendo hoje a maior festa de cultura popular da região.

Chegando à sexta edição, o evento está consolidado no calendário cultural da cidade e faz parte das agendas de Companhias de Folia de Reis do Estado de São Paulo e do Brasil, que todos os anos participam desta grande festa na Praça da Bíblia. “No início tínhamos o objetivo de evitar que esta cultura se perdesse no tempo e hoje, sendo palco para cidades da região, do estado e do país, temos a responsabilidade de manter sua produção e fazer uma festa melhor a cada ano”, reconhece o supervisor de Arte e Cultura, Eufraudísio Modesto.

A peregrinação

O Encontro de Folia de Reis na Praça da Bíblia é uma amostra do que acontece há mais de 20 anos na cidade. Moradores de Várzea Paulista cultuam a tradicional peregrinação dos foliões, que se inicia no meio do ano e vai até o Dia de Reis, em seis de janeiro. As companhias visitam as casas nos finais de semana para ofertar a bandeira, considerada um dos símbolos mais importantes da Folia. A bandeira ornada com imagens religiosas e fitas coloridas é levada pelo grupo de foliões aos devotos que previamente solicitam a visita.

Além do mestre – que lidera e coordena o cortejo; do contramestre – que pede as oferendas; do embaixador – que narra o nascimento de Cristo, as famílias recebem também palhaços e músicos, que chegam ao som de viola caipira, violão, sanfona, cavaquinho, pandeiro e muita cantoria. Fazendo uma alusão aos presentes que os três Reis Magos entregaram a Jesus, os donativos são utilizados na preparação dos alimentos compartilhados na festa do Dia de Reis (6 de janeiro).

Encontro de Violeiros no sábado

Os grupos de violeiros fazem a abertura da festa no sábado (16), a partir das 16 horas. Neste dia a Praça da Bíblia será palco também de duplas caipiras e outras atividades da cultura tradicional.

Encontro de Folias de Reis no domingo

Mantendo a tradição, no domingo (17), às 8h30, é celebrada a ‘Missa Caipira Campal’. Às 11 horas começam as apresentações das Companhias de Folias de Reis. Além das dezenas de foliões, se apresentarão violeiros, catireiros, poetas, cantadores e contadores de causos, que farão da Praça da Bíblia, até as 20 horas, um grande caldeirão efervescente de cultura popular.

Barracas

Cerca de três mil pessoas-a média de participantes-, poderão saborear comidas típicas e doces caseiros nas barracas do evento. Haverá também barracas de artesanato.

A Praça da Bíblia fica na Avenida Costa e Silva, no Jardim Primavera. Para mais informações ligue (11) 4595.4080.