Prefeitura realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde

Saúde - Cotidiano

Evento será realizado  nos dias 1 e 2 de julho, na Unianchieta, e visa debater propostas para melhorar a política pública para o setor na cidade

Com o objetivo de debater o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social” a Prefeitura de Várzea Paulista realiza, nos dias 1 e 2 de julho, na Unianchieta, a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento está inserido no ciclo de debates do Projeto Várzea 2022, um instrumento de planejamento integrado e participativo do governo da cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que norteará as políticas públicas do município para os próximos 11 anos, em sintonia com o Plano Brasil 2022, do Governo Federal.

Segundo o secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, a conferência é um espaço democrático e participativo. “É um momento para a avaliação da política pública de saúde e formulação de propostas para a área no município, no Estado e também a nível nacional”, conta. Ele ressalta que, “o evento é uma contribuição para o Várzea 2022, pois nós, da área da saúde, também estamos pensando a cidade que queremos para o futuro, sob o olhar da nossa área”.

A preparação para a conferência teve início no mês de maio, com plenárias realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Participaram desses encontros profissionais do setor e a população. “Essa participação popular é muito importante, pois planejar a saúde com os servidores e usuários é uma forma de democratizar a gestão incluindo estes profissionais, que apontam suas principais necessidades, e os usuários, que listam as suas carências”, conta Stella Mares Pinheiro, coordenadora da Conferência.

Neste mês, foram realizadas pré-conferencias regionais, que elegeram delegados para participar da Conferência e deliberaram propostas a serem discutidas e encaminhadas para os eventos estaduais e nacionais de saúde.

Cronograma de Conferências
1 e 2/07 – 4ª Conferência Municipal de Saúde