Fórum de Delegados do OP Jovem discute demandas com Prefeitura

Gestão Pública - Destaques

Na tarde desta terça-feira (28), os jovens de Várzea Paulista tiveram oportunidade de discutir o destino da verba de R$ 200 mil que serão utilizados em demandas para a juventude da cidade a curto, médio e longo prazo, por meio do Fórum Centralizado dos Delegados do Orçamento Participativo Jovem. Estiveram presentes na abertura do evento o prefeito Eduardo Pereira, o vice-prefeito Lula Raniero, a secretária de Desenvolvimento Social Giany Povoa e o vereador Mauro Batista.

A reunião consistiu na apresentação de necessidades apontadas pelos jovens. Na semana passada, eles estiveram reunidos nas unidades dos CRAS Norte, Oeste e Central para uma avaliação de assuntos de interesse da juventude, abrindo espaço para apresentação de propostas que foram avaliadas por alguns técnicos da Prefeitura.

A coordenadora do OP Jovem, Caroline Macedo, falou sobre a importância dos jovens estarem reunidos neste momento. “Na semana passada, os técnicos ajudaram a detalhar as demandas nos CRAS oeste, central e norte numa reunião descentralizada. Hoje eles têm oportunidade de manter comunicação direta com a Prefeitura e discutir a viabilidade das propostas”, salienta.

Na abertura do evento, o prefeito Eduardo elogiou o trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município e ressaltou a importância da participação do jovem na política da cidade. “A Secretaria de Desenvolvimento Social tem feito um belíssimo trabalho, abrindo oportunidade para a população participar. Cidadania não tem idade. Para participar, discutir e debater qualquer idade é boa”.

Eduardo destacou ainda à maneira particular que o jovem tem de pensar no futuro. “Os jovens têm muitas vezes mais vontade de pensar e vontade de inventar formas de mudar as coisas. Quando tinha 17 anos, participava de campanha eleitoral. Sempre tive vontade de mudar o mundo e sou movido por isso até hoje. Os jovens têm que participar porque é desse modo que mudamos as coisas”.

O vice-prefeito Lula Raniero disse que o fórum representa um momento significativo. “Vocês participaram de várias reuniões e se tornaram delegados. A primeira responsabilidade de vocês é essa. E agora têm uma missão importante que é a de discutir o que vocês desejam para o futuro da cidade”, ressaltou.

A secretária de Desenvolvimento Social Giany Povoa, expressou sua felicidade ao ver jovens reunidos para decidir sobre o futuro que desejam para a cidade e os lembrou do desafio que têm pela frente. “A tarefa de vocês é bastante grande. Trazer outros jovens para participarem é um desafio. Tenho certeza que vocês farão muito bem. Espero que nossas assembléias reúnam muitos de vocês”.

O vereador Mauro Batista afirmou que este é o momento para decisões. “Este espaço que vocês estão idealizando e fomentando é muito importante. Os anseios dos jovens é que constroem o futuro”.

Encontro

Na ocasião, os delegados representaram os interesses do público jovem e puderam dialogar com alguns técnicos da Prefeitura, das áreas de  Educação, Esporte, Cultura, Educação e  Obras Públicas Luiz Carlos Arellano Junior. Eles estiveram presentes para dialogar e discutir a viabilidade das propostas feitas pelos jovens.  

As necessidades apontadas pelo público foram cursos profissionalizantes na área administrativa e de indústrias, reformas de locais públicos freqüentados pelos adolescentes e cobertura do Parque das Orquídeas. Também foram demandas por mais materiais esportivos, instrumentos musicais, locais para apresentação de shows  e oficinas culturais.

A apresentação das propostas dos jovens e respostas dos técnicos da Prefeitura foram frutos de bastante diálogo e eles terão oportunidade de pensar e amadurecer as ideias que têm sobre as possibilidades oferecidas pelo Governo Municipal até a próxima segunda-feira (4), quando decidirão os pacotes de demandas a serem realizadas em benefício da juventude.

Atendendo às demandas de todas as unidades dos CRAS, a Prefeitura ofertou muitas oportunidades de cursos: Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Pessoal, Comunicação, Atitude Empreendedora e Sistemas e Processos Organizacionais.  Também foram oferecidos cursos gratuitos na área de administração e indústrias, proposta proveniente da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico do município em parceira com o SENAI, como aulas de RH, Almoxarife e Administração.

Jovem Cidadão

A participante do Pro Jovem e representante do OP Jovem da região Norte, Daniela Gomes Malta, 15, disse que por meio do Orçamento Participativo destinado ao público jovem, eles tiveram oportunidades de conhecer outras regiões da cidade “O OP Jovem tem proporcionado muitas possibilidades. Tivemos oportunidade de conhecer espaços da região central e oeste. Pude conhecer a cidade melhor, ter uma visão mais ampla.”

Daniela acredita que a cidade oferece opções aos jovens e que isso é uma questão de saber procurar pelo entretenimento. “O jovem diz que Várzea não tem nada, mas, se procurarmos, vamos ver que não é assim, tem muita coisa positiva.”

A garota conta que se surpreendeu com o CRAS Oeste, Praça da Vila Popular e Praça da Bíblia que até então não conhecia e pôde tomar conhecimento por meio da Caravana da Juventude. “Pudemos conhecer os departamentos reformados pelo OP e isso também foi importante para notarmos que a participação das pessoas pode ajudar a construir uma cidade melhor.”