Eduardo visita obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto

Governo e Administração - Destaques

ETE vai tratar o esgoto de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, despoluindo a bacia do Rio Jundiaí

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira, acompanhado do vice-prefeito, Lula Raniero, secretários e vereadores, visitou na manhã desta quarta-feira (29) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída na Marginal do Rio Jundiaí. A visita técnica encerrou as atividades do 5º Mês do Meio Ambiente, realizado pela Prefeitura de Várzea Paulista com o objetivo promover a educação ambiental.

A ETE vai tratar o esgoto de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista e despoluir a bacia do Rio Jundiaí, além dos córregos dos municípios contemplados. Para o prefeito Eduardo, a estação trará mais qualidade de vida aos varzinos. “Teremos o esgoto tratado e os córregos despoluídos, garantindo mais qualidade de vida aos moradores da cidade.” Para ele, a ETE coloca Várzea Paulista como uma cidade de primeiro mundo. “Iremos despoluir a bacia do Rio Jundiaí, que será uma das primeiras bacias do Estado totalmente limpa”, considera.

As obras no local seguem o ritmo previsto, segundo informou o engenheiro responsável pela fiscalização da construção da estação, Ribamar Jesus Gomes. O prazo para entrega da obra é julho de 2013. “Estamos com aproximadamente 20% das obras nos reatores UASB concluídas. Neste mês de julho iremos aterrar a área para construção do reator RFA”. Ribamar explica que esses reatores são partes importantes do tratamento do esgoto. “São quatro reatores UASB. Dentro deles existem bactérias que reagem com o esgoto e realizam uma parte importante do processo.”

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Firmino, destacou que “agir desta forma é pensar também no futuro de nossa cidade”. Além da visita, o 5º mês do Meio Ambiente foi marcado por diversas atividades, como exposição fotográfica, debate sobre o código florestal e uma caminhada ecológica, que foi realizada no último dia 25.