Caminhada Ecológica encerra Mês do Meio Ambiente

Meio Ambiente - Destaques

Atividade reuniu cerca de  230 pessoas que percorreram quatro quilômeros, rumo ao orquidário

Neste ano, ao longo de junho, a Prefeitura de Várzea Paulista promoveu 5º edição do Mês do Meio Ambiente, que foi encerrado com a tradicional Caminhada Ecológica.  O ponto de partida dos participantes foi o Clube de Campo da Cica e seguiu até o Orquidário Biorchids. Estiveram presentes aproximadamente 120 pessoas que percorreram quatro quilômetros. Para Agentes de Trânsito; Guardas Ambientais e Municipais e socorristas acompanharam o grupo durante o percurso.

Esta edição contou com uma programação bastante variada, priorizando a promoção da educação e conscientização ambiental no município. A caminhada não foi apenas um passeio. Tratou-se de uma atividade conjunta de limpeza na estrada do Mursa, já que os participantes recolheram os materiais descartados ao longo da via; e incentivo ao costume de realizar atividades físicas. “Seria muito bom se todos unissem a consciência de cuidar da natureza e se exercitarem, é muito saudável, até o espírito fica mais leve”, diz a dona de casa, Lucia Maria Pereira, que participou da caminhada ecológica pelo 3º ano consecutivo e aconselha as pessoas a não perderem as próximas.

Alunos da E.E. Ana Maria Pagiossi também fizeram parte da caminhada, e estiveram presentes do inicio ao fim do trajeto. Sthefany Maiara da Costa tem apenas 11 anos de idade e já está atenta aos cuidados que devem ser tomados pela preservação do meio ambiente. “Eu vim hoje porque quero fazer minha parte. Se cada um tiver consciência do certo e o errado podemos até viver melhor. A caminhada de hoje foi importante para limpar a estrada”, diz Sthefany.

Estiveram presentes na ação representantes da Secretaria de Saúde; Gabinete; Secretaria de Meio Ambiente e os parceiros ambientais que representaram as empresas patrocinadoras do Mês do Meio Ambiente: Banco do Brasil; Sabesp; Coati; Cemera; Moreno; KSB; Associação Mata Ciliar; Águas de Piracicaba; ONG Caminho Verde; Água Limpa Paulista; A´Doro; Biorchids; Continental; Eleikeiroz; Demac; RMP e Cobrape.

Em seu discurso o secretário adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Firmino agradeceu todas as pessoas que apoiaram a iniciativa. “Temos realizado grandes trabalhos juntos, a cada ano o Mês do Meio ambiente tem sido melhor”.