Curso capacita agentes sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

Esporte e Lazer - Destaques

Atividades do programa terão início no dia 27 de junho, oferecendo atividades físicas e esportivas em diversos núcleos da cidade

Terminou na última segunda-feira (22), o curso de capacitação dos agentes sociais que vão trabalhar no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), realizado no Centro Cultural de Várzea Paulista. O Governo Federal disponibilizou R$ 280.000,00 para este projeto, que terá cerca de 1.600 inscritos e, aproximadamente, 19.200 beneficiados, sendo que cada morador inscrito deverá levar três ou mais pessoas para participar das atividades.

Estiveram presentes na abertura do evento, na última sexta-feira (17), o prefeito do município de Várzea Paulista Eduardo Pereira, o vice-prefeito Lula Raniero e o secretário de Educação, Cultura, Esporte, e Lazer Luciano Braz de Marques.

O curso foi ministrado pelo formador André Henrique Chabaribery Capi, que trabalha no PELC desde 2007. “Um dos objetivos do PELC é quebrar barreiras, onde menino brinque com menina”, diz. De acordo come ele o PELC consiste em levar para a comunidade o esporte participativo e o lazer, além de mostrar sua importância na construção dos núcleos, ou seja, os locais onde serão realizadas as atividades. “Os agentes deverão oportunizar a utilização dos locais de forma organizada através de conversas e reuniões com a população”, completa.

Ele também visitou os locais onde serão realizados as atividades, chamados de núcleos e subnúcleos. Para André, os espaços, em sua maioria, trabalham as atividades físicas, porém, cabe aos agentes a ressignificação destes espaços a prática de atividades não esportivas.

O formador ressalta ainda que os agentes sociais não vão obrigar a população a participar das atividades, portanto, eles não trabalharão para as pessoas, mas sim com elas.

Durante o curso, André fez algumas dinâmicas com os agentes para mostrá-los a importância do trabalho em equipe, a boa comunicação entre os agentes e a comunidade. As dinâmicas também ajudaram os agentes a manterem atenção no curso, fugindo daquela rotina em que somente o formador fala e os alunos ouvem. André diz ter ficado com uma boa impressão dos agentes: “eles têm condição técnica, e dessa forma vão conseguir fazer com que a população participe”.

Segundo o coordenador geral do PELC Osmair Donizete Simionato, 29 pessoas entre coordenadores de núcleo e agentes sociais vão trabalhar neste projeto.

O agente social Júlio César Moraes Silva, 19 anos, acredita que pode ajudar estas comunidades. “Tenho intuito de levar mais cultura, diversão e lazer para essas pessoas terem uma perspectiva de um futuro promissor, através do conhecimento que estou obtendo na Faculdade e que obtive neste curso de capacitação.”

Júlio atua como voluntário em outro projeto desde 2009, no Parque das Orquídeas, em que ensina o tênis de campo para os moradores do bairro. ”Este projeto existe a fim de formar bons cidadãos”, diz.

Já Antônio César Feitosa da Silva Júnior, 21 anos, acredita que este curso ajudou a ampliar o seu conhecimento e o ajudará em sua carreira profissional. Ele tem objetivo de educar a população onde vai trabalhar por meio do lazer e do esporte. “Quero contribuir para que exista o bom convívio social entre as pessoas”, ressalta.

As atividades do PELC começam em 27 de junho e a abertura oficial do evento ocorre em 27 de Agosto, no Parque das Orquídeas.