4ª Conferência de Assistência Social discute políticas públicas para a área

Desenvolvimento Social - Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou nesta sexta-feira (17), a 4ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema“ Os avanços na consolidação do Sistema único de Assistencial Social (SUAS), com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios”. Durante o evento, os participantes avaliaram e propuseram diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Eduardo Tadeu Pereira, pelo vice-prefeito Lula Raniero, pela secretária de Desenvolvimento Social Giany Povoa, pelo vereador Mauro Batista e pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Adilson Messias.

O prefeito Eduardo destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e o progresso conquistado pelo município ao longo dos anos de governo. “O desenvolvimento social de nossa cidade tem evoluído muito. Temos nos desenvolvido em diversas áreas, como saúde, educação, na pavimentação de ruas e outros setores, mas a assistência social foi a maior revolução.”

Eduardo também afirmou que as políticas de assistência social são motivos de orgulho para ele, para o governo e para a população, destacando alguns aspectos diferencias na atuação do setor. “Temos programas fantásticos como o Armazém da Cidadania e o PETI, que erradicou o trabalho infantil”.

O prefeito citou o Plano Várzea 2022, que norteará o planejamento de Várzea Paulista para os próximos 11 anos, dizendo que a Conferência é um dos muitos eventos que acontecerão neste ano na cidade e que representa oportunidade para pensar no futuro do município. “A Conferência é parte de um processo que visa pensar o que a gente quer da cidade para o futuro. O Várzea 2022 é um processo novo e esta conferência faz parte disso”, salientou.

O vice-prefeito Lula Raniero fez uma retrospectiva, lembrando que as políticas públicas de assistência social mudaram a visão dos varzinos, que agora são mais atuantes. “Desde 2005, as políticas de assistência social mudaram muito em Várzea Paulista. Isso se deve à participação dos varzinos, que têm poder de construir essas políticas de desenvolvimento.”

Lula afirmou também que a Conferência é uma maneira de dar visibilidade ao futuro pensado a longo prazo. “Esta conferência é importante para se pensar na cidade não somente a curto prazo, mas também, a médio e longo prazo, como propõe o Várzea 2022.”

Giany Povoa destacou a relevância do evento para o município. “A Conferência é importante para socializar nossas conquistas e pensar nos próximos passos, com a participação de todos. Hoje é um dia de alegria. Dia de pensar também no que vamos fazer nos próximos anos”.

A assistente social Rosa Elisa Berton Federici que atualmente exerce a função em Campinas, tem vasta experiência na área, atuou 12 anos como gestora municipal de Valinhos e foi por seis meses Presidente do Conselho de Assistência Social. Presente na Conferência ela elogiou as iniciativas realizadas em Várzea. “Eu fiquei entusiasmada em ver que o Sistema Único de Assistência Social está sendo implantado no município e que Várzea realmente está desenvolvendo atividades no combate à extrema pobreza”, diz.

Ela também ficou impressionada com a mudança nos serviços sócio assistenciais. “A população está tendo espaço para participação. A cidadania, autonomia e qualidade de serviços estão presentes em Várzea Paulista”, afirmou Rosa.

Várzea 2022

As Conferências Municipais estão inseridas no ciclo de debates do Plano Várzea 2022, um instrumento de planejamento integrado e participativo do governo da cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que norteará as políticas públicas do município para os próximos 11 anos, em sintonia com o Plano Brasil 2022, do Governo Federal.

Cronograma de Conferências:
28/06 – Plenária GLTTB (Gays, Lésbicas,  Bisexuais, Travestis e Transexuais)
1 e 2/07 – 4ª Conferência Municipal de Saúde
26 e 27/08 – 2ª Conferência da Mulher