Caravana Jovem movimenta varzinos em “tour” pela cidade

Esporte e Lazer - Destaques

Ao todo 65 jovens participaram e percorreram regiões e pontos da cidade de acordo com seus interesses

A segunda fase do Plano Várzea 2022 foi inaugurada na tarde de quarta-feira (15) com a Caravana Jovem.  Os 65 integrantes, com idade a partir de 14 anos, circularam de ônibus por todas as regiões da cidade, tendo a oportunidade de conhecer a realidade dos lugares que escolheram visitar. Desta forma, tiveram contato com as necessidades e os serviços disponíveis em cada ponto de Várzea Paulista.

Durante o percurso foram apresentados os espaços e equipamentos públicos que o governo oferece para as crianças e adolescentes. Antes do passeio, a secretária de Desenvolvimento Social, Giany Povoa, conversou com os jovens, lembrando que eles representam uma parcela significativa da população varzina. “É fundamental que a gente consiga mapear com vocês a cidade para que possamos criar mais espaços de convivência. Começar debates é uma forma de dar início a um grande processo. Iniciamos aqui uma nova forma de dialogar, pensar e fazer  melhorias para a cidade”, afirmou, parabenizando também a mobilização do programa Pró Jovem.

A caravana, que teve início no CRAS da região Oeste, passou por alguns pontos importantes para a percepção do jovem sobre a cidade. Ao longo do percurso, a agente de participação popular daquela região, Márcia Ranakoski Souza Mesquita, foi norteando os adolescentes a respeito da história e algumas curiosidades dos locais.

Márcia informou aos passageiros que a região oeste é composta por 23 bairros e que eles visualizariam uma conquista do Orçamento Participativo dos adultos, a CEMEB Padre Wilfrido Wilneke, localizada no Jardim Bertioga. “Está é uma obra fruto da conquista do Orçamento Participativo. Antes era uma casa com quatro cômodos. A população pediu e com a ajuda da Prefeitura conseguimos construir a escola que hoje atende mais de 200 crianças”, relembrou. A agente também lembrou que a rua foi asfaltada e que a melhoria modificou o lugar como um todo.

Depois, os jovens passaram em frente à faculdade Unianchieta, oportunidade em que puderam resgatar também um pouco da história do local. “Antes essa área abrigava um seminário de padres salvatorianos. Logo depois, foi espaço de um hospital psiquiátrico e hoje é a primeira e única faculdade de Várzea Paulista”, destacou a moradora com orgulho.

Em seguida, o ônibus passou em frente ao ginásio de esportes Ayrton Senna, local de grande demanda dos jovens participantes, que pediram sua reforma.

Logo após, passaram por uma área de lazer na Rua Minas Gerais, na Vila Popular, onde tiveram oportunidade de parar, observar e fazer o registro por meio de fotografias. Na ocasião, funcionários da Prefeitura realizavam a poda de árvores. Márcia não deixou de frisar que o local também recebeu melhorias por conta da participação popular e que a primeira fase de investimentos foi concluída.  “A revitalização deste lugar é obra do OP de 2007. Todo o desenho do parquinho e da área em volta foi idealizada pela população juntamente com a Secretaria de Obras. Está recebendo agora o serviço de manutenção com a poda das árvores. Aos domingos, o local abriga a famosa feira da Vila Popular, vocês sabem”, destacou a agente.

A Caravana passou também em frente à escola Palmyra, referência de ensino na cidade e também pelo Campo da Vila Marajó que está sendo construído no município. O membro do orçamento participativo, Dirceu Silvério dos Reis, fez uma retrospectiva lembrando que esta também foi uma conquista da participação da comunidade. ‘A reforma do Campo da Vila Marajó vem de uma emenda assinada com o Ministério do Esporte. Recebemos o ministro Orlando Silva aqui. A área terá uma ótima estrutura, com pista para corrida com dois metros de largura, iluminação e agora recebe o nome de Praça Esportiva Parque Guarani”, ressaltou.

O trajeto também percorreu a Rua Sete de Setembro no Jardim Buriti e a Rua Olívio Moro que foi recapeada recentemente. Outra parada foi feita na Praça da Bíblia, local que costuma reunir muitos jovens e que foi implantado na cidade também por meio do Orçamento Participativo, em 2009. Segundo a coordenadora do OP Jovem, Caroline Macedo, o local também é apresentado como demanda dos adolescentes.  “A Praça da Bíblia é um local que eles gostam de freqüentar. Eles apontaram demandas  no local, como sua arborização. É desejo da juventude também uma melhor estrutura para a prática do Le Parkour”.

Da Praça da Bíblia até o Centro Cultural, os jovens seguiram a pé. Depois, o local de visita foi o centro público, onde a principal demanda apontada é a do desenvolvimento econômico. Segundo a coordenadora do OP Jovem, eles desejam cursos profissionalizantes.

Seguindo o percurso, os jovens passaram pelo CRAS Norte, onde tiveram oportunidade de conhecer a estrutura atualmente e conhecer como serão as futuras instalações.

Ao final, passaram pelo Parque das Orquídeas onde participaram de uma confraternização. Carolina explica que os jovens também têm anseios quanto ao local, que já oferece uma boa estrutura. “Eles querem que as quadras esportivas sejam cobertas para que possam praticar esportes mesmo quando estiver chovendo”, explica.

 

Juventude

O ‘OP Jovem’ está inserido no programa ‘Várzea 2022’, que  amplia a discussão com a população e pensa a cidade com planejamento, estabelecendo projetos a médio e longo prazo. “Ampliar a participação dos jovens na vida da cidade é de fundamental importância neste novo momento de idealização para Várzea Paulista. Eles terão a oportunidade de pensar e dizer o que os jovens projetam para dois, cinco e dez anos”, esclarece a coordenadora do ‘OP Jovem’ Caroline Macedo.

Para Anima Kiyoko, 17, integrante do OP Jovem e também participante do Pro Jovem, a caravana é uma forma de verificar as condições da cidade como um todo. “A importância desse evento é conhecer a cidade e poder ajudar a construir uma Várzea melhor para nós”.

Na mesma linha de raciocíonio, Luiz Otávio Silva, 16, diz que a experiência é única e que o objetivo dos jovens é contribuir para o desenvolvimento do município. “É muito bom porque muitas vezes não conhecemos a cidade inteira e agora podemos saber no que podemos ajudar”.

Luiz acredita que a cidade oferece uma boa estrutura à juventude. ‘Os lugares estão bons. Mas é preciso também que as pessoas em geral ajudem. Não adianta conseguirmos melhorias e a população não fazer sua parte ”, afirma.

Para Eduardo Lucas de Lima Rosa, 16, a cidade está progredindo. “A cidade está evoluindo. Não dá pra querer fazer tudo de uma vez. Reformar aos poucos é a solução e ela ficará ainda melhor”.