Começam no dia 27 de Junho as atividades do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

Esporte e Lazer - Destaques

Projeto tem como objetivo incentivar pessoas de várias faixas etárias a praticarem esportes

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é uma iniciativa do Ministério do Esporte em convênio com a Prefeitura de Várzea Paulista. A iniciativa  tem caráter pedagógico, oferecendo o acesso a atividades recreativas para pessoas de várias faixas etárias. Este é o terceiro ano que o PELC será realizado no município e, para dar continuidade às suas atividades, os agentes que ministram as atividades participarão de uma capacitação entre os dias 17 e 20 de junho.  

O intuito do programa é incentivar idosos e crianças a praticarem esporte por prazer, deixando prevalecer a alegria e a cooperação entre as pessoas. Segundo Osmair Donizete Simionato, coordenador geral do programa, o PELC não tem intenção de promover a competição entre os participantes, portanto, o lazer é o principal objetivo do evento, além da socialização destes participantes.

Estas atividades serão aplicadas por agentes sociais, estagiários de Educação Física, sob a supervisão de Osmair e dos coordenadores dos núcleos Alexandre Martins, Denise Marsella, Ronaldo Vieira e Sérgio Luis Faria de Oliveira.

Estes agentes farão um curso de capacitação entre os dias 17 a 20 de Junho, das 8h às 17h, no Centro Cultural de Várzea Paulista, que será ministrado pelo professor André Henrique Chabaribery Capi, do município de Araraquara. As atividades terão início no dia 27 de junho.

Os locais onde serão realizadas as aulas são o Ginásio da Vila Popular, Ginásio Ayrton Senna, Espaço Cidadania, Ginásio de Esportes Jordão Dias Fernandes e EMEF Paulo Freire (Jardim Promeca), EMEF São Miguel Arcanjo (Jardim América IV), EMEF Erich Becker (Cidade Nova II), Parque das Orquídeas e Parque Ecológico Chico Mendes.
    
Já as modalidades realizadas serão o AeroBox, danças variadas, como Dança da 3° Idade e Dança do Ventre, Ginástica Feminina, Ginástica Artística, Ginástica da 3° Idade (Masculino e Feminino), Kung Fu, Futsal, Futebol de Areia, Futebol de Campo, Handebol, Vôlei, Vôlei adaptado, Hip Hop, Basquetebol, Recreação, Karate, Jazz, Artesanato, Atletismo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa e jogos de salão.
    
Além dos alunos inscritos no PELC, os moradores dos bairros onde o projeto está inserido também podem se inscrever nos próprios locais onde serão realizadas estas atividades.