RCD Espanyol seleciona três atletas varzinos para atuar no futebol europeu

Esporte e Lazer - Destaques

Nesta terça-feira (14), foi realizada, no Campo da Prefeitura de Várzea Paulista, a seleção definitiva dos atletas da categoria sub-19, que vivem a expectativa de jogar em um clube da Europa. O ‘peneirão’, promovido pelo Real Clube Deportivo (RCD) Espanyol, de Barcelona, selecionou três jogadores varzinos. A iniciativa faz parte do Projeto Futebol Brasil, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista.

Segundo Phillippe Rubini, representante do RCD Espanyol, os peneirões realizados no Brasil costumam ser muito proveitosos e, em Várzea, não foi diferente. “O jogador brasileiro chama atenção por ser mais técnico. Por isso, o clube europeu leva os atletas entre 17 e 19 anos para prepará-los taticamente, fundamento que o jogador brasileiro praticamente não treina”, diz. Phillippe ressalta ainda que é mais rentável os times da Europa trabalharem na formação de jovens atletas, ao invés de gastarem dinheiro em grandes contratações.

O nome dos atletas ainda não foi divulgado pelo RCD Espanyol, pois o clube ainda está definindo os times de destino deles para as próximas etapas. Provavelmente eles passarão um período de treinamentos em alguma equipe grande do Brasil, Palmeiras ou Corinthians, e logo após esta fase de integração, eles vão embarcar para a Espanha, entre o final do mês de julho e começo do mês de agosto, ficando lá cerca de 30 dias em treinamento e adaptação. Os atletas serão acompanhados por Phillippe até chegarem a Barcelona, depois o clube vai fornecer toda a estrutura necessária, como alimentação e alojamento.