Varzinos fazem ‘tour’ pelos bairros da cidade nas Caravanas da Cidadania

Esporte e Lazer - Destaques

O objetivo é expor aos participantes potencialidades e identificar as fragilidades existentes no município

A segunda fase do Projeto Várzea 2022 será inaugurada com as Caravanas da Cidadania: Caravana Jovem e Caravana da Cidadania . A primeira reunirá representantes da juventude e será realizada no dia 15 de junho (quarta-feira) das 13h30 às 16h30. A segunda acontece no próximo sábado (18) das 8h às 15h. As inscrições para participação na Caravana Jovem podem ser realizadas até amanhã (14) e a do Várzea 2022, até quarta-feira (15).

Segundo a supervisora de participação popular, Carolina Vitti Domingues, o objetivo das caravanas é a conscientização das pessoas quanto ao  progresso que o município vem conquistando ao longo dos anos, bem como a identificação daquilo que ainda pode ser melhorado. “O objetivo é reunir os delegados do OP, das pré Conferências e Conferências do Várzea 2022 que fizeram debates regionais ou temáticos para conhecer a cidade como um todo nas suas riquezas, potencialidades e fragilidades também. É a primeira atividade do processo que integrará todos os participantes”, esclarece.

Os integrantes da Caravana Jovem, com idade a partir de 14 anos, circularão de ônibus por todas as regiões da cidade, tendo a oportunidade de conhecer a realidade dos lugares que escolheram visitar. Desta forma, terão contato com as necessidades e os serviços disponíveis em cada ponto de Várzea Paulista. Além da participação dos agentes públicos, os jovens de uma região também podem apresentar as particularidades de seus bairros para os outros.

Durante o percurso serão apresentados os espaços e equipamentos públicos que o governo oferece para as crianças e adolescentes. A caravana circulará das 13h30 às 17h30, havendo encontro em pontos estratégicos.

Os jovens têm um desafio maior à frente, pois escolherão o destino da verba de R$ 200 mil, por meio do OP Jovem, que será empregada na cidade,  conforme as necessidades  apontadas por eles. Segundo a coordenadora do OP Jovem, Caroline Macedo,  o critério para escolha dos locais que serão visitados foi a demanda do público jovem nessas regiões. “Reunimos no nosso roteiro os espaços que os jovens frequentam. Partiremos do CRAS Oeste e encerraremos a Caravana no Parque das Orquídeas, onde haverá confraternização entre os participantes”, destaca.

Carolina também cita alguns pontos de parada da Caravana Jovem como: o Ginásio da Vila Popular, o Centro Cultural, Praça da Bíblia, CRAS Norte e todos os equipamentos considerados importantes e que são os locais de vida ativa da juventude varzina.
A Caravana da Cidadania do Várzea 2022, segue esses mesmos moldes, com a diferença de ser destinada ao público adulto e percorrer os principais pontos da cidade. Segundo Carolina Vitti Domingues, o Parque das Orquídeas e o Orquidário serão uns dos pontos de parada. “É importante verificarmos  que o Parque das Orquídeas, que oferece uma ótima estrutura atualmente, com atividades esportivas e de lazer, um dia foi um aterro sanitário, é uma forma de fazer com que o cidadão visualize a melhoria que vem tomando conta da cidade”, enfatiza.
Mais informações sobre as ações do OP Jovem podem ser obtidas nos CRAS ou pelo telefone do Orçamento Participativo: (11) 4606-0548.

Fases do Várzea 2022

O ‘Várzea 2022’ está dividido em quatro fases sequenciais:

1ª) reuniões de bairro do OP (Orçamento Participativo), reuniões do OP Jovem e as Pré-Conferências Regionais, quando saúde, educação e assistência social são os temas debatidos em cada região e eleição das Comissões Populares Jovens.

2ª) Caravana da Cidadania e as Conferências e Plenárias Municipais

3ª) Assembleias Regionais do OP (a população decide as demandas), eleição dos representantes do Conselho do OP (para acompanhar o andamento das obras) e a segunda etapa das Conferências e Plenárias Municipais

4ª)Fórum da Cidade (debate para construir a visão de futuro e definir as prioridades) Congresso da Cidade (validação das decisões tomadas no ano e produção do Plano de Desenvolvimento da Cidade, com metas a curto, médio e longo prazo). Haverá ainda a Eleição do Conselho da Cidade, para fiscalizar a execução das metas previstas no plano.