Crianças da EMEF Professor Oswaldo Camargo Pires fazem primeira visita à biblioteca Municipal

Educação - Destaques

Projeto Conto Encanto é o responsável pelo abastecimento de obras para o público infantil

No dia 10 de junho, os alunos do terceiro ano da EMEF Professor Oswaldo Camargo Pires visitaram pela primeira vez a Biblioteca Municipal de Várzea Paulista. Ao todo 31 crianças participaram da atividade recreativa que foi realizada por meio de contação de histórias, que faz parte do projeto Conto Encanto, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Petrobras.

A professora de ensino fundamental, Renata Ferreira da Silva Cunha, acompanhou os pequenos nesse processo de conhecimento do espaço destinado à leitura, cultura e lazer na cidade. “Essa visita consiste ao fechamento do projeto na nossa escola. Recebemos a visita do secretário de educação, Luciano Braz Marques, e também doações de livros para o baú da leitura e agora trouxe eles para conhecerem a biblioteca”, conta.

A bibliotecária Marli Zoratto dos Santos foi a responsável pelo relato das histórias que encantaram os presentes, chamando a atenção da meninada. Alguns nem piscavam de tão compenetrados que estavam com o enredo narrado e interpretado animadamente.

As obras apresentadas por Marli e que mantiveram os alunos entretidos foram as publicações de Ruth Rocha Romeu e Julieta e do autor Michael Grejniec, Qual é o sabor da lua?.A primeira conta a história de um reino colorido e cheio de flores, onde tudo é separado por cores. Um mundo encantado, com aromas e visuais maravilhosos, mas quem mora ali não pode se conhecer. Romeu é uma criança-borboleta de asas azuis e Julieta, amarelas. O conteúdo faz a criança refletir sobre a importância da união.

Já a segunda obra conta a história de animais curiosos para descobrir qual é o sabor que a lua tem, abordando o mesmo tema da primeira.

A bibliotecária contou histórias, deu vida à voz dos personagens e em alguns momentos pedia interação da plateia, que animada respondia às questões. Ao final do conto Romeu e Julieta, Marli explicou a eles qual a mensagem da história. “Vocês podem perceber por essa história, que não podemos viver separados, isolados. Quando brincamos sozinhos não tem a mesma graça. Precisamos uns dos outros”, concluiu incentivando a solidariedade e sendo apoiada pela plateia que concordou em coro com a afirmação.

Na oportunidade, os alunos receberam um convite para entregar aos pais para que possam se cadastrar na biblioteca e assim alugar até cinco livros por 15 dias, gratuitamente. Para receber a carteirinha da biblioteca, os interessados devem apresentar comprovante de residência e foto.

Conto Encanto

Outro esclarecimento prestado pela bibliotecária à professora foi sobre o Projeto Baú Conto Encanto, com patrocínio da PETROBRAS, implantado em maio de 2010 no município. Marli explicou que as escolas podem fazer o agendamento e retirar 50 obras pelo período de 15 dias, prazo que pode se estender por mais 15 dias, se houver necessidade.

A bibliotecária conta que o projeto aproxima muito as crianças da leitura e que a biblioteca vem sendo constantemente abastecida por novos títulos para o público infantil. “O Conto Encanto atinge muitas crianças pela rotatividade. As professoras da EMEF Juvelita Pereira da Silva, por exemplo, vêm aqui encomendar livros e acabam renovando os prazos, porque os exemplares circulam em várias turmas, chegando às mãos de até  800 crianças dentro de um mês”, expõe.

Primeiro Contato

Os alunos estavam entusiasmados com o novo ambiente. Após a contação de histórias, a criançada foi afoita à procura de obras nas estantes. Com a lição de união aprendida, a meninada compartilhou em grupo do momento leitura e com muita descontração desfrutaram de toda a estrutura da biblioteca.

Alanda dos Anjos Carvalho, 8 anos, conta que gostou da experiência da visita. “Foi muito legal. Está cheio de livros aqui e são muito legais. Eu faço aerobox no Espaço Cidadania e não conhecia a biblioteca”. A menina escolheu exemplares do Alfabeto da Alegria. “Esolhi porque gostei da capa”, relata, mostrando as características do livro que chamam sua atenção. Ela afirmou ainda que Chapeuzinho Vermelho e Mogli são seus personagens preferidos, mostrando os livros com as ilustrações de ambas.

Já Eric Gabriel  Saveli de Almeida, 8 anos escolheu um livro com título O grande livro de Jogos Eletrônicos. Ele conta que os critérios para escolher a obra são as figuras e, como está aprendendo a ler, gosta também  “de livros com muitas letras”. “Na minha casa quem mais lê é a minha irmã e eu tento imitar ela em muitas coisas, nisso também”, fala sorridente, afirmando também que lê pelo menos um livro por semana.

O precioso hábito da leitura também é cultivado por Rauanne Gaspar Almeida, 8 anos, que já havia passado na biblioteca com a mãe. “Gosto de histórias de animais. Minha mãe lê pra mim todas as noites. Ela lê primeiro e eu leio depois para corrigir os erros”, relata.