Representantes de 27 cidades participam de Simpósio em Várzea Paulista

Gestão Pública - Destaques

Evento promoveu a troca de experiências e identificou as melhores ferramentas de Avaliação de Desempenho dos servidores públicos municipais

Na última quinta-feira (9), a Prefeitura de Várzea Paulista realizou um Simpósio para abordar o tema “Modelos de Estado e Avaliação de Desempenho”, no Hotel Express Inn Orquídea. O evento contou com a participação de representantes de 27 municípios, que debateram o modelo adotado em Várzea Paulista com o objetivo de promover a troca de experiências e identificar as melhores ferramentas para a realidade de cada cidade. O prefeito Eduardo Tadeu Pereira e o vice-prefeito, Lula Raniero, estiveram presentes no evento.

Para Eduardo, a Avaliação de Desempenho é fundamental para garantir a qualidade serviços oferecidos à população. “Ela serve para melhorar a capacidade de trabalho e solucionar problemas”, avaliou. O vice-prefeito Lula ressaltou que, “quando se discute o que é melhor para o município temos mais chances de obter resultados positivos”.

O modelo adotado em Várzea Paulista foi apresentado pelo secretário de Gestão Pública, Carlos Maldonado. Ele explicou que na cidade o método é utilizado para avaliar o Estágio Probatório e o desempenho de Servidores Efetivos e não tem caráter punitivo. “Nosso modelo não é punitivo e ele é institucional e não individual.” Ele também pontuou outras vantagens, como o fato de o método conceder progressões para notas acima da média e inserir usuários dos serviços públicos no processo. “Aqui a avaliação feita pelo usuário tem um peso muito importante na composição da nota”, destacou.

Para o secretário de Administração de Birigui, Waldemar Sanchez, participante do evento, o modelo utilizado em Várzea Paulista é exemplar. “Para mim este modelo é o ideal. Irei levar alguns tópicos para discutir em Birigui e tentar implementar algo parecido”, revelou.

Em Sorocaba o modelo é utilizado somente para avaliar o período de Estágio Probatório. “Hoje temos aproximadamente oito mil servidores e 34% estão em estágio probatório”, informou Ana Teresa Corrêa, que apresentou o método implementado na cidade. Ela, que faz parte da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal, ressaltou que a cidade está estudando algumas mudanças para garantir melhoria contínua no processo de avaliação. “Estamos estudando um novo decreto para melhorar as fases da avaliação e futuramente queremos trazer ela também para os servidores efetivos.”

Para a integrante da Escola do Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) de Campinas, Rosana Maria Colnaghi, o simpósio foi válido para compartilhar conhecimento e métodos utilizados em diferentes municípios. “É importante para ver o que dá certo em uma cidade e tentar adaptar para melhorar o modelo de nossa cidade”, contou.