Jovens varzinos viajam na literatura de Milton Hatoum

Educação - Destaques

Adolescentes,  professores e amantes da literatur, lotaram a Biblioteca Pública de Várzea Paulista para fazer uma viagem literária com o premiado escritor Milton Hatoum

O escritor romancista, Milton Hatoum, esteve com cerca de 150 pessoas na noite desta quarta-feira (8) na Biblioteca Pública de Várzea Paulista. O encontro faz parte do programa ‘Viagem Literária’, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e 70 Bibliotecas Públicas de cidades paulistas, que tem o objetivo de incentivar e aproximar as pessoas à boa leitura.

Além de pegar carona na bagagem literária do convidado e conhecer, o público presente teve a oportunidade de interagir e descobrir particularidades que contribuíram para sua formação de escritor. “Estudei em escolas públicas e sempre com bons professores, que contribuíram muito para minha formação de escritor, indicando bons romances para ler. Capitães da Areia, de Jorge Amado, por exemplo, foi uma obra marcante desta época”, lembra.

Na literatura o autor se preocupa com a linguagem, o que não acontece com grande parte dos bestsellers. “Livros de esoterismo e autoajuda, por exemplo, não são literaturas”, afirma Milton Hatoum, completando: “literatura não é receita de bem viver”.

Focando também a experiência de professor, o escritor chamou atenção dos educadores presentes quanto às suas responsabilidades no processo de formação dos bons leitores. “O professor deve saber ensinar o aluno a ler uma boa literatura. Sempre tive preocupação em não dar textos que assustem meus alunos. A indicação do romance ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos, que retrata um Brasil infértil, ingrato, que faz milhões de “Fabianos” sofrerem, sempre funcionou. A leitura desta obra foi o primeiro choque com um Brasil que eu não conhecia. Ela deve ser lida por todos”, recomenda Milton, ao explicar que o personagem Fabiano não sabe dar nome às coisas, aos sentimentos. “E aí é que está o valor da boa literatura. Afinal, hoje, ainda temos milhões de “Fabianos” no país”, finaliza.

Acervo da Biblioteca agrada o autor

Milton Hatoum descreveu alguns autores nacionais e internacionais que não podem faltar nas Bibliotecas Públicas e ficou feliz ao saber que no acervo de Várzea Paulista constam obras de autores como Liev Tolstoi (um dos grandes da literatura russa do século XIX); Graciliano Ramos; Guimarães Rosa, Raquel de Queiróz; Mário de Andrade e Machado de Assis. “Todos os bons autores citados pelo escritor convidado fazem parte do acervo de nossa Biblioteca com variedade de exemplares. No caso de Liev Tolstoi, inclusive, temos uma de suas obras adaptadas para os jovens leitores (De quanta terra precisa o homem?), além de outros títulos do autor. Outra mostra positiva é que tivemos retirada por um sócio da biblioteca, logo após o término do evento, a obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, recomendada enfaticamente por Milton Hatoum”, comemora a bibliotecária Marli Zoratto dos Santos.

Para José Carlos Malaquias, que trouxe alunos da Escola Estadual Armando Dias, da Vila Real, a passagem de Milton Hatoum por Várzea Paulista deve contribuir para que os jovens leiam mais e melhor. “Estou satisfeito com o resultado. Era visível o brilho nos olhos de alguns alunos. Considerando ser o primeiro contato com um escritor, não esperava que a participação fosse tão expressiva. Não tenho dúvidas que as reflexões do Milton contribuirão para a formação de bons leitores em Várzea Paulista.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz Marques, fez a entrega de um exemplar do recém lançado livro ‘Várzea Paulista – da ferrovia às orquídeas’, ao convidado Milton Hatoum.  “O programa Viagem Literária é importante para que este espaço público, cheio de riquezas, seja cada vez mais freqüentado. É importante para que o jovem possa bater um papo descontraído com personalidades da nossa literatura, como está acontecendo esta noite com este professor que tanto vem contribuindo com a literatura brasileira”, reconhece Luciano.

Sobre o escritor

Milton Hatoum é amazonense de Manaus e vive em São Paulo desde 1999, onde se graduou arquiteto pela FAU-USP na década de 1970. Foi professor de Literatura da Universidade Federal do Amazonas, é professor visitante da Universidade da Califórnia, escritor residente em universidades importantes dos Estados Unidos e da França. Tem sua obra traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países. Entre suas obras premiadas estão os romances: ‘Relato de um Certo Oriente’ (1989) e ‘Dois irmãos’ (2000), agraciadas pelo Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil . Em 2008 publicou Órfãos do Eldorado e em 2009 o livro de contos A Cidade Ilhada. O escritor é também colunista do jornal O Estado de S. Paulo e do site Terra Magazine.