Projeto “Jogada Certa” aproxima alunos da rede municipal à prática do xadrez

Esporte e Lazer - Destaques

Evento na Avenida Projetada reuniu para iniciação do jogo em tabuleiros gigantes

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira, acompanhado do vice-prefeito Lula Raniero e do secretário de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Luciano Braz de Marques, esteve, na manhã desta terça-feira (7), na Avenida Projetada, para acompanhar o projeto “Jogada Certa”, que utiliza o xadrez como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula. O evento contou com a participação dos alunos do Ensino Fundamental do município, que dispuseram de 10 tabuleiros gigantes com estações de diferentes jogos voltados à iniciação do xadrez.

Na ocasião, o prefeito Eduardo destacou que, “em Várzea Paulista o jogo é utilizado desde 2009 como uma ferramenta pedagógica que auxilia os alunos a se desenvolverem e se socializarem”. Para ele, o evento é importante para aproximar estudantes de diferentes escolas. “Muitos alunos acabam se conhecendo em eventos deste tipo. Tem também pais que vêm acompanhar os filhos e acabam se interessando pela prática do xadrez e incentivando ainda mais as crianças”, diz.

Para o secretário de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Luciano Braz de Marques, a prática do jogo estimula a concentração e o raciocínio lógico. “As crianças aprendem a traçar estratégias e a pensar de forma coletiva.” O secretário destacou ainda os próximos passos da pasta para a valorização do xadrez no município. “Vamos continuar fortalecendo o jogo no Ensino Fundamental e queremos também levar ele para o Ensino Infantil”, disse.

Segundo o vice-prefeito, Lula Raniero, o esporte é também uma oportunidade para desenvolver a solidariedade nas crianças. “O xadrez exercita a solidariedade, pois todos os alunos juntos pensam e agem pelo mesmo objetivo. A cidade é pioneira em utilizar o jogo não apenas como lazer, mas também como conteúdo”, contou.

Estimular a paciência também á uma virtude do xadrez para Carlos Mello, professor de educação física da rede municipal. “Na sala de aula vai trabalhar muito a paciência e a importância de planejar passo a passo as jogadas de forma estratégica”. Ronaldo Galante esteve no local para acompanhar o filho, que está no quarto ano, e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “O jogo faz as crianças pensarem num contexto mais amplo e não apenas numa única peça. Isso é muito interessante para o desenvolvimento delas”, avalia.