Devoção a Santo Antônio de Pádua marca a origem do bairro. Na quinta-feira (9) a comunidade católica assistirá o descerramento da placa do centenário da igreja que começou com a pequena capela
A tradicional festa de Santo Antônio que a Paróquia do Jardim Promeca promove para celebrar o dia litúrgico de seu padroeiro (13 de junho) ganha uma alusão especial em 2011, ao homenagear também um século de existência da Capela de Santo Antônio, erguida em 1911 no Sítio do Moinho, pela família Ronque. “Minha mãe contava que a construção da capela foi uma alternativa encontrada pelos fiéis, já que o acesso para a catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, era muito ruim”, relembra Maria Aparecida Pedroso Minutti, que se criou auxiliando a mãe, Maria Marcelli Pedroso, nos cuidados da “antiga igrejinha”. Ela foi responsável por cuidar da capela por 62 anos (de 1928 a 1990).
Este sítio, onde foi construída a capela, pertenceu à família Mafassoli, e por muitos anos foi o local de reunião da comunidade católica da região, principalmente entre 1975 e 1982, já que em 1983 a empresa Elekeiroz fez a doação de uma área, onde foi construído um salão. Em outubro de 2006 as obras terminaram e os fiéis católicos receberam a ampla igreja que se tornou matriz da Paróquia de Santo Antônio de Pádua.
O conselheiro administrativo da igreja e também vereador da cidade, Flávio Spinucci Junior, lembra que a Capela de Santo Antônio é uma referência muito forte na região do Promeca. “Na ocasião houve opções de outros terrenos, mas a população se manifestou no sentido de que a igreja deveria ser construída ao lado da capela para preservar a história e a cultura do local, que marcou o início da povoação do bairro”, conta Spinucci ao concluir que a pequena igreja passou por três restaurações, sempre preservando suas características.
O pároco, Padre Luiz Carlos Dias Aranha, comentou sobre a importância deste momento para a comunidade católica e para a história de Várzea Paulista. “O centenário da Capela de Santo Antônio é mais um marco da comunidade do Promeca que ficará na história da cidade. Além do aspecto cultural, estes momentos são importantes também para o encontro das famílias e a unidade dos fiéis”, avalia o padre, que está há um ano à frente da paróquia. Antes de chegar à Várzea Paulista, esteve em missão por dois anos na pequena cidade de Nova Ipixuna (Diocese de Marabá), no estado do Pará.
O descerramento da placa do centenário da capela de Santo Antonio acontece na quinta-feira (9), primeiro dia de missas do tríduo da festa do padroeiro, que se encerra na segunda-feira (13). A programação começa com a tradicional festa no pátio da igreja começou no último fim de semana e prossegue no próximo, nos dias 11 e 12 de junho, sempre a partir das 18h. No local haverá barracas típicas, música ao vivo, quadrilhas, além do bolo de Santo Antônio.
O Tríduo
9 de junho (quinta-feira)
–Descerramento da placa do centenário da capela
-19h30: missa presidida pelo Padre Jorge Demarchi, assessor de Comunicação Diocesano.
10 de junho (sexta-feira)
-19h30: missa solene ministrada pelo Bispo Dom Vicente Costa.
11 de junho (sábado)
-18h: missa de benção aos casais
12 de junho (domingo)
-17h: missa festiva de Santo Antônio com benção aos namorados com o Padre Joaquim Vladimir Lopes, Vigário Geral da Diocese.
13 de junho (segunda-feira)
19h: missa em comemoração ao Dia de Santo Antônio com a benção dos pães e a procissão.
Informações podem ser obtidas na secretaria paroquial pelo telefone (11) 4606-0661. A Paróquia Santo Antônio fica na Rua João Francisco Leal, 30, Jardim Promeca, Várzea Paulista.