Projeto ‘Jogada Certa: a hora e a vez do xadrez’ realiza encontro entre escolas

Esporte e Lazer - Destaques

Alunos da rede municipal participam de atividades envolvendo práticas educativas por meio do jogo de xadrez, estimulando o raciocínio  e convívio entre alunos e funcionários

No dia 7 de junho, a Prefeitura de Várzea Paulista promoverá um encontro entre as Escolas de Ensino Fundamental da cidade na Avenida Projetada das 9h às 11h. O encontro faz parte do projeto ‘Jogada Certa’ que existe desde 2009. Cada escola irá dispor de transporte com 40 vagas, sendo 30 destinadas aos alunos e 10 aos pais que queiram participar. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Federação Paulista de Xadrez.

Serão dispostos na avenida 10 tabuleiros de xadrez gigantes sob a supervisão de um professor e mais dois alunos para orientar as atividades no decorrer do encontro, para garantir que haja revezamento entre os participantes.

Os alunos de Ensino Fundamental da rede municipal de Várzea Paulista participam de atividades envolvendo práticas educacionais por meio do jogo de xadrez, no cotidiano escolar. Para garantir que as crianças tenham um bom desenvolvimento entre as práticas, a Federação Paulista de Xadrez ofereceu à aproximadamente 60 professores um curso de formação em iniciação a estratégias no jogo.

Como forma de disseminar a prática entre os funcionários, os professores que participaram do curso ensinam para eles as regras do jogo. A diretora da EMEF Palmyra Aurora de Almeida, Ivone Falcetti Esteca, disponibiliza uma hora todas as terças – feiras para que os funcionários da Escola possam aprender e se aprimorar a respeito do jogo. “É importante, pois de uma forma ou de outra eles também são educadores. Tanto os profissionais como os alunos agora com outra opção de lazer por meio de um exercício lúdico”, diz a diretora.

As escolas da Rede Municipal receberam jogos de xadrez gigante para estimular os estudantes a realizar as atividades. A EMEF Palmyra aderiu ao projeto desde o início do ano passado. Os alunos realizaram peças teatrais envolvendo tabuleiros de xadrez onde eles mesmos foram os personagens. Os professores levam o jogo para sala de aula, inclusive laboratórios de informática, como forma de estimular as crianças ao raciocínio lógico e matemático; concentração; imaginação; memória; criatividade e sociabilidade.