Prefeitura lança 5º Mês do Meio Ambiente

Evento aconteceu nesta quinta-feira (22) com abertura de exposição fotográfica sobre saneamento ambiental

Com o objetivo de promover a educação ambiental em Várzea Paulista, foi lançado nesta quinta-feira (2), no Espaço Cidadania, o 5º Mês do Meio Ambiente, que abordará o tema ‘Saneamento Ambiental’. A cerimônia marcou o lançamento de uma exposição sobre o assunto, com fotografias sobre o desenvolvimento da área na cidade, traçando um paralelo entre a situação atual e momentos antigos do município como, por exemplo, o fechamento do aterro sanitário, que hoje é o Parque das Orquídeas. A exposição é aberta ao público e ficará em cartaz no local por 15 dias.

Estiveram presentes o vice-prefeito Lula Raniero; os secretários, de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Cícero Petrica; adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Firmino; de Educação, Luciano Braz de Marques; autoridades do poder legislativo da cidade; e parceiros ambientais da Prefeitura, que acompanharam o lançamento do evento.

Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Firmino, este é o período do ano em que é exposto todo o trabalho realizado no setor na cidade. “Queremos mostrar que em Várzea nós fazemos saneamento ambiental e nos preocupamos com a qualidade de vida dos moradores.”

O prefeito em exercício, Lula Raniero, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da Estação de Tratamento de Esgoto, que está sendo construída na Marginal do Rio Jundiaí e irá beneficiar, principalmente, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. “Essa estação é um grande investimento no setor de saneamento ambiental. O ganho é para a sociedade que terá a bacia do Rio Jundiaí e os córregos da cidade despoluídos.”

Para o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques, a pasta tem se colocado a disposição “para realizar ações educativas e conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente”. “Quem se lembra do município há seis anos e o vê agora percebe um avanço significativo no âmbito do saneamento ambiental, como a canalização e tratamento de esgoto, tratamento de água, implantação de praças e arborização, entre outras atividades realizadas”, conta o secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Cícero Petrica.

Programação

No dia 4, em comemoração ao dia do Meio Ambiente, haverá distribuição de 600 mudas orquídeas e 200 de outras plantas na região central da cidade, a partir das 9h. Uma palestra sobre o novo Código Ambiental e as cidades será realizada no dia 18 com o objetivo de refletir sobre um novo modo de conduzir a questão ambiental em Várzea Paulista. “O intuito é levar ao conhecimento do código, que está em processo de mudança”, explica Marcelo Firmino.

Para encerrar o calendário de eventos, no dia 25 haverá uma caminhada ecológica, com trajeto de aproximadamente seis quilômetros, que partirá do Clube de Campo da Cica, às 8h, e seguirá até o Orquidário Biorchids, local onde será oferecido um café da manhã aos participantes.